Disciplina: Condicionadores do Solo e Tecnologias de Reconversão de Resíduos

Área Científica:

Produção Agrícola e Animal

HORAS CONTACTO:

40 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Um condicionador do solo pode ser determinado como sendo qualquer material utilizado para restaurar danos e colaborar na manutenção da qualidade do solo. Mesmo possuindo limitadas quantidades de nutrientes, esses condicionadores podem ser utilizados principalmente pelo seu impacto benéfico nas partes físicas, química e biológica do solo. A presente unidade curricular tem como objetivo apresentar distintos condicionadores de solo bem como as técnicas para reconversão de resíduos no processo de melhoria e/ou recuperação da qualidade do solo como também reintegrá-los na prática agrícola como biofertilizantes, bioestimulantes e biopesticidas. É esperado que no final da disciplina os discentes sejam capazes de compreender quais são os condicionadores de solo poderão ser utilizados na agricultura biológica.

Conteúdos / Programa:

1 - Indicadores da Qualidade do Solo
2 - Plantação/Sementeira Direto/a, Cultivo Mínimo e Rotação de Culturas
3 - Condicionadores do Solo
4 - Biochar, Hidrogel e Zeólitos
5 - Utilização de Lamas de Etar
6 - Compostagem
7 - Tecnologias de Reconversão de Resíduos
8 - Caracterização e gestão de resíduos agrícolas
9 - Metodologias de extração e purificação de compostos com bioatividade
10 - Processos e microrganismos integrantes na transformação de resíduo

Bibliografia / Fontes de Informação:

Araújo, E. A., Ker, J. C., Neves, J. C. L., & Lani, J. L. , 2012 , Qualidade do solo: conceitos, indicadores e avaliação ,
Bünemann, E. K., Bongiorno, G., Bai, Z., Creamer, R. E., De Deyn, G., de Goede, R., Fleskens, L., Geissen, V., Kuyper, T. W., Mäder, P., Pulleman, M., Sukkel, W., Van Groenigen, J. W., & Brussaard, L , 2018 , Soil quality. A critical review ,
Giri, B., Prasad, R., Wu, Q. S., & Varma, A. , 2019 , Biofertilizers for sustainable agriculture and environment. ,
Sik Ok, Y., Uchimiya, S. M., Chang, S. X., & Bolan, N.(2015). , 2015 , Biochar: Production, Characterization, and Applications ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino e aprendizagem estão articuladas com o modelo pedagógico do ciclo de estudos pois foram estruturadas de acordo, com o principio de 75% dos ECTS em formação à distância (30h), e 25% em atividades presenciais (10h). Para atingir os objectivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto distribuídas em 16 h assíncronas (TP), 14 h síncronas (TP), 4 h presenciais (S) e 6 h presenciais de (PL). Nas aulas teóricas, decorrem para as componentes teóricas dos conteúdos programáticos, com metodologias expositivas recorrendo a meios de projeção audiovisual. Nas componentes práticas as aulas decorrem com metodologias explicativas e interrogativas dos conteúdos da UC com exercitação prática, fomentando a discussão dos temas e interação de grupo. A aprendizagem é complementada com visitas de estudo a explorações agrícolas biológicas das regiões. O acompanhamento dos discentes na UC será realizado da forma assíncrona com auxílio plataforma e-learning.