Disciplina: Dinâmica dos Agroecosistemas e Diversidade da Paisagem

Área Científica:

Agricultura, Silvicultura e Pescas

HORAS CONTACTO:

40 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Leccionar e explorar os princípios da agricultura biológica.
2 - Leccionar e explorar o conceito de agrodiversidade e os seus elementos, enquanto fatores estruturantes no modo de produção biológica e desenvolvimento rural.
3 - Conhecer e compreender os instrumentos de análise e valoração dos serviços dos agroecossistemas, a fim de desenvolver processos de prospeção, interpretação, identificação, e seleção as medidas de gestão e valorização dos serviços dos agroecossistemas.
4 - Conhecer e compreender instrumentos de análise da diversidade da paisagem, a fim de desenvolver processos de valorização da agrodiversidade e do meio rural.
5 - Promover a aplicação pelos alunos dos conhecimentos e ferramentas na análise da agrodiversidade e paisagem, a fim de desenvolver e implementar ações e projetos integrados de desenvolvimento rural.

Conteúdos / Programa:

1 - Princípios da Agricultura Biológica: saúde; ecologia; justiça; e precaução.
1.1 - Importância da Agricultura Biológica, como estratégia agroecológica, no desenvolvimento sustentável.
2 - Agrodiversidade. Elementos da agrodiversdidade.
2.1 - Importância da agrodiversidade na agricultura biológica e no desenvolvimento rural.
3. - Agroecossistemas, e suas funções. Sistemas agrícolas, agroflorestais e mistos.
3.1 - Dimensão económica, ambiental e social dos agroecossistemas.
3.2 - Serviços dos agrocossistemas. Serviços de suporte, de aprovisionamento, de regulação, e sociocultural.
4. - Ecologia da paisagem. Conceito de paisagem humanizada.
4.1 - Diversidade e qualidade da paisagem. Património natural e construído.
4.2 - Paisagem rural enquanto serviço dos agroecossistemas. Conservação da natureza e da biodiversidade.
5. - Avaliação dos Serviços dos agroecossistemas e da paisagem.
5.1 - Análise de contexto in Loco.
5.2 - Avaliação do custo ? benefício de serviços e alterações da paisagem.
5.3 - Métodos de preferência declarada e revelada. Avaliação de risco.
5.4 - Outras metodologias de avaliação de projetos.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Abecassis, F., Cabral, N. , 2000 , Análise Económica e Financeira de Projectos. , Fundação Calouste Gulbenkian
Anderson, C. R., Bruil, J., Jahi Chappell, M., Kiss, C., & Pimbert, M.P. (2021). , 2021 , Agroecology Now! Transformations Towards More Just and Sustainable Food Systems. , Cham, Palgrave Macmillan.
European Commission , 2014 , Guide to Cost-benefit Analysis of Investment Projects: Economic appraisal tool for Cohesion Policy 2014- 2020. , IPublications Office of the European Union
Gliessman, S. R. , 2014 , Agroecology: The Ecology of Sustainable Food Systems, , CRC Press.
DGADR , 2017 , Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica (ENAB) e Plano de Acção (PA) 2017-27. , (2017)

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino e aprendizagem estão articuladas com o modelo pedagógico do ciclo de estudos pois foram estruturadas de acordo, com o principio de 75% dos ECTS em formação à distância (30h), e 25% em atividades presenciais (10h). Para atingir os objectivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto distribuídas em 16 h assíncronas (TP), 14 h síncronas (TP), 4 h presenciais (S) e 6 h presenciais de (TC). As metodologias de ensino e aprendizagem incluem um período de trabalho síncrono com os alunos para enquadramento dos conteúdos programáticos, e atividades autónomas assíncronas, que incluem pesquisa, reflexão critica e estudo pelos alunos, com a realização de trabalhos, sobre os tópicos do programa, fóruns de discussão, moderadas pelos docentes. As atividades presenciais serão realizadas sob a coordenação do regente, tendo por suporte guiões e protocolos comuns, e envolverão para visita de casos de estudo e aplicação dos conhecimentos adquiridos.