Disciplina: Atividade Física e Desportiva Adaptada

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0 - Com o desenvolvimento desta unidade curricular pretende-se que o aluno seja capaz de
1 - Analisar e compreender as problemáticas inerentes à conceção e dinamização de atividades físicas e desportivas em populações com necessidades especiais
2 - Demonstrar uma atitude de sensibilização perante a diferença para a necessidade de adequação da planificação e de metodologias de intervenção num contexto colaborativo e cooperativo de uma equipa multidisciplinar
3 - Reconhecer limitações, necessidades e restrições de participação de pessoas com necessidade especiais em programas de atividade física e desportiva, delineando uma intervenção adequada
4 - Conceber, aplicar e analisar planos de intervenção demonstrando o domínio de ferramentas metodologias e didático-pedagógicas adequadas às necessidades e capacidades das pessoas com necessidades especiais
5 - Compreender algumas modalidades de Desporto Adaptado dominando aspetos que permitam a sua promoção e implementação em contexto de atividade física de lazer e federada

Conteúdos / Programa:

1 - Populações com necessidades especiais
2 - Populações com necessidades especiais e a Sociedade
3 - Atividade física e desportiva em populações com necessidades especiais
3.1 - Perspetivas históricas
3.2 - Benefícios da atividade física em populações com necessidades especiais
3.3 - Metodologias de avaliação da atividade física e psicomotora/funcional
3.4 - Planos de intervenção em populações com necessidades especiais
3.4.1 - Deficiência intelectual e perturbações do desenvolvimento
3.4.1.1 - Conceito, perfil e etiologia
3.4.1.2 - Orientações, restrições e necessidades
3.4.2 - Deficiência física
3.4.2.1 - Conceito, perfil e etiologia
3.4.2.2 - Orientações, restrições e necessidades
3.4.3 - Limitações sensoriais
3.4.3.1 - Conceito, perfil e etiologia
3.4.3.2 - Orientações, restrições e necessidades
3.4.4 - Doenças crónicas
3.4.4.1 - Conceito, perfil e etiologia
3.4.4.2 - Orientações, restrições e necessidades
4 - Populações Especiais e Atividades desportivas
4.1 - Desportos Adaptados
4.2 - Principais Organismos Internacionais, Nacionais e Regionais
4.3 - Abordagem a Diversas Modalidades de Desportos Adaptados

Bibliografia / Fontes de Informação:

Block M.E. , 2016 , Teacher'S Guide To Adapted Physical Education. Including Students whit disabilities in sports and recreation , Brookes Publishing
Davis, R.W. , 2011 , Teaching Disability Sport: A Guide for Physical Educators , Human Kinetics
Moore, G., Durstine, J.L., & Painter, P. , 2016 , ACSM's Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities , Human Kinetics
Porretta, D. & Winnick J. , 2016 , Adapted Physical Education And Sport , Human Kinetics
Sherrill, C. , 2004 , Adapted Physical Activity, Recreation, and Sport: Crossdisciplinary and Lifespan , McGraw-Hill
Docente , Outra bibliografia considerada pertinente será fornecida pelo docente da U.C. ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A abordagem dos conteúdos programáticos será efetuada através de sessões de cariz teórico, teórico-práticas e de práticas laboratoriais. As sessões apresentam na sua maioria um carater expositivo, reforçado com material audiovisual e suportado por documentação de apoio. A conceção e dinamização de planos atividade motora adaptada, será solicitada com o intuito de fomentadas situações de debate, de pesquisa, de cooperação, de análise e de reflexão crítica entre os alunos. A avaliação da UC têm por base os parâmetros: i) dois mini testes teórico-prática (30%, 15% cada); ii) um trabalho individual (20%); iii) um trabalho em grupo (30%); iv) Avaliação contínua (20%) baseada nos critérios assiduidade às atividades letivas, pontualidade, intervenções pertinentes e fundamentadas.