Disciplina: Treino com Crianças e Jovens

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Promover o aperfeiçoamento da formação de licenciados, elevando a sua qualificação científica e profissional no âmbito da sua participação na formação desportiva de crianças e jovens.
2 - Capacitar os estudantes para enquadrarem cientificamente a educação, formação e a preparação desportiva de crianças e jovens, tanto no âmbito escolar como extra-escolar.
3 - Garantir competências na direcção, planeamento e acompanhamento da prática desportiva de crianças e jovens.

Conteúdos / Programa:

1 - A importância de uma atitude científica no treino com crianças e jovens
2 - Objectivos no Desporto de crianças e jovens
3 - A dimensão pedagógica da participação no desporto
4 - Preparação Desportiva de Longo Prazo (PDLP)
4.1 - Objectivos da PDLP
4.2 - Modelo de PDLP: etapas, conteúdos e orientações metodológicas da preparação
5.1 - Relação entre a preparação desportiva de longo prazo e a competição
5.2 - As funções da competição no treino infanto-juvenil
5.3 - Características das competições por etapas
6 - Desenvolvimento das capacidades coordenativas e condicionais
6.1 - Fundamentos e orientações metodológicas
6.2 - Capacidades coordenativas
6.3 - Velocidade
6.4 - Força
6.5 - Resistência
6.6 - Flexibilidade
7 - Detecção, selecção e promoção de talentos desportivos
7.1 - O talento desportivo
7.2 - Sistemas de detecção do talento
8 - O Drop out e o Burn out
8.1 - Diferentes estudos sobre o drop out e burn out
9 - Importância da observação e da análise da performance, na formação desportiva

Bibliografia / Fontes de Informação:

AÑÓ, V., , 1997 , Planificación y organización del entrenamiento juvenil , Madrid, Gymnos Editorial
ERICSSON, K., KRAMPE, R., & TESCH-ROMER, C. , 1993 , The role of deliberate practice in the acquisition of expert performance , Psychological Review
HANDFORD, C., DAVIDS, K., BENNETT, S., & BUTTON, C. , 1997 , Skill acquisition in sport: Some applications of an evolving practice ecology , Journal of Sports Sciences
MARTIN, L. , 1993 , Coaching Children in Sport. Principles and Practice , London, E&FN SPON
MARQUES, A. , 1997 , A preparação desportiva de crianças e jovens. O sistema de competições. In, Guedes, O. Atividade Fís , Editora Ideia, João Pessoa,
Balyi, I. , 1999 , Long-term Planning of Athlete Development, Multiple Periodisation, Modeling and Normative Data , TheUK?s Quarterly Coaching Magazine

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Para além da exposição oral do docente, utilizou-se também a metodologia de trabalhos, apresentações e sessões de discussão com os alunos. Os conteúdos programáticos são abordados em sessões teóricas, teórico-práticas e prática laboratoriais, com possibilidade de intervenção e esclarecimento de dúvidas aos alunos. É incentivada a participação ativa do aluno, quer através de leituras suplementares e apresentações de sínteses, quer através da intervenção oportuna e pertinente nas aulas. Na avaliação das aprendizagens dos alunos são considerados: dois testes de avaliação de conhecimentos (50%); um trabalho de aplicação, visando a construção e desenvolvimento do processo de treino centrado numa modalidade, num escalão etário sujeito a apresentação e discussão (50%), num processo que se prolonga ao longo das aulas e que se inicia com a apresentação de um projecto.

Regente da Disciplina:

Duarte Filipe Jesus Sousa