Disciplina: Introdução à Biodiversidade

Área Científica:

Biologia

HORAS CONTACTO:

62 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - OA1 - Saber o significado do termo biodiversidade segundo o CBD;
2 - OA2- Saber e perceber as razões que explicam os padrões de distribuição da biodiversidade
3 - OA3- Ter uma noção clara de que a sobrevivência do Homem depende da biodiversidade e sua conservação.
4 - OA4- Conhecer quais as principais actividades do homem que afectam a biodiversidade e as suas consequências

Conteúdos / Programa:

1 - Definição de Biodiversidade.
2 - O Valor da Biodiversidade.
3 - Evolução e distribuição geográfica da biodiversidade; biodiversidade em ilhas, biodiversidade "natural", biodiversidade "rural" e biodiversidade "urbana".
4 - Ameaças à Biodiversidade. As principais actividades do Homem com impacto na biodiversidade: agricultura, pesca, comércio, água, desenvolvimento rural e urbano, transporte, energia, actividades recreativas e turismo, actividades florestais, mudanças no clima, protecção da natureza.
5 - O crescimento das populações humanas e os recursos naturais;
6 - Conservação da Biodiversidade e o conceito de desenvolvimento sustentável; ecoturismo e ecoagricultura; diversidade agrícola e organismos geneticamente modificados; as pragas; os pesticidas e seus efeitos; conceito de IPM.

Bibliografia / Fontes de Informação:

National Research Council , 1999 , Perspectives on Biodiversity: Valuing Its Role in an Everchanging World. , National Academic Press Washington
DAILY, G. , 1997 , Nature's services: societal dependence on natural ecosystems. , Washington: Island Press
GASTON, K. & SPICER, J. , 2004 , Biodiversity: An Introduction , Blackwell Publishing
HEYWOOD, V. , 1995 , Global biodiversity assessment , Columbia University Press
OSSOLA, A. & NIEMELA, J. (eds) , 2018 , Urban Biodiversity. From Research to Practice , Routledge
WENDE, W. , 2018 , Biodiversity Offsets European Perspectives on No Net Loss of Biodiversity and Ecosystem Service , Springer International Publishing AG
UNEP , 1992 , Convention on biological diversity , Nairobi Kenya: UNEP
POTTER, C; COHEN, J & JANCZEWSKI D (eds) , 1993 , Perspectives on biodiversity: case studies of genetic resource conservation and development. , Washington: AAAS Pr
PIMM, S; RUSSELL, G; GITTLEMAN, J. & BROOKS. , 1995 , The future of biodiversity , Science

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas Teóricas: expositivas, com apresentações powerpoint e outras técnicas audiovisuais como o vídeo; discussão de assuntos actuais relacionados com a biodiversidade, nomeadamente, conceitos, distribuição, importância, ameaças etc. Aulas teórico-práticas: serão abordados casos particulares e considerados vários textos/artigos, fomentando a discussão e raciocínio crítico, sobre a Biodiversidade. Trabalho de Campo: os alunos irão observar in loco, a biodiversidade, as suas ameaças (ex: plantas e animais exóticos), valor da Biodiversidade/serviços de ecossistemas. Avaliação: 1 teste (50%) e um trabalho de grupo com relatório e apresentação (50 %).