Disciplina: Biotecnologia Avançada

Área Científica:

Biologia

HORAS CONTACTO:

62 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Proporcionar uma oportunidade para aumentar e aprofundar um conjunto de tópicos relacionados com os mecanismos moleculares que controlam diferentes fases do desenvolvimento das plantas, como os mecanismos endógenos intersectam com os sinais externos, e como podem ser estudados esses processos.
2 - Compreender os fundamentos da biologia molecular e da biotecnologia.
3 - Explicar a participação da molécula de RNA no controlo celular e discutir as suas aplicações.
4 - Explicar os mecanismos que controlam o desenvolvimento reprodutivo das plantas.
5 - Explicar como os factores ambientais são integrados e influenciam o desenvolvimento das plantas.
6 - Explicar as respostas das plantas a factores bióticos e abióticos.
7 - Analisar criticamente, resumir, apresentar e discutir literatura científica na área de estudo.
8 - Aplicar uma abordagem científica no planeamento de um projecto de investigação.

Conteúdos / Programa:

1 - Noções básicas de biotecnologia. Organismos usados em biotecnologia. Tecnologia do DNA recombinante. Cultura de tecidos e engenharia genética de plantas.
2 - Tecnologias baseadas no RNA. Funções do RNA não-codificante. Modulação da expressão por RNA antisense e microRNAs. Aplicações do RNAi.
3 - Regulação molecular do desenvolvimento reprodutivo. As bases moleculares da autoincompatibilidade.
4 - Senescência e morte celular. Tipos de morte celular. Influência do ambiente. Reguladores de crescimento e morte celular programada (PCD) relacionada com a defesa.
5 - Respostas a agentes patogénicos. Imunidade e defesa. Defesas pré-formadas. Defesa induzida. Fontes de variação genética para a resistência. Sinalização de defesa local e sistémica.
6 - Silenciamento de genes que conferem resistência a vírus, tolerância e atenuação. Controlo de agentes patogénicos de plantas através da engenharia genética.
7 - Respostas das plantas ao stress abiótico. Expressão genética e transdução de sinal. Respostas a diversos tipos de stress.

Bibliografia / Fontes de Informação:

B. B. Buchanan; W. Gruissem; R. L. Jones , 2015 , Biochemistry & Molecular Biology of Plants , John Wiley & Sons, Ltd. Published
J. D. Watson; T. A. Baker; A. Gann; M. Levine; R. Losik , 2014 , Molecular biology of the gene , Pearson/Benjamin, cop.
D. Elliott; M. Ladomery , 2016 , Molecular biology of RNA , Oxford University Press

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os métodos de ensino incluem aulas teóricas, discussão de artigos científicos e um pequeno projecto de investigação laboratorial. A cada semana será atribuído um artigo relevante relacionado com a palestra da semana. Nas sessões de discussão (participação obrigatória) os alunos serão chamados aleatoriamente para discutir qualquer figura ou método usado, apresentar materiais de apoio ou responder a questões sobre o artigo em análise, sendo valorizada a participação activa. A avaliação envolve um exame final que abrange o conteúdo do programa, inclui questões e a resolução de problemas, com base no que foi aprendido ao longo do curso, em vez de simplesmente memorizar factos (50% da nota final), participação e discussão de artigos científicos (30% da nota final) e apresentação de um projecto de investigação (20% da nota final). Este projecto permite ao aluno pesquisar em detalhe e apresentar brevemente à turma, um exemplo de engenharia genética que não tenha sido discutido nas aulas.