Disciplina: Gestão e Formação de Recursos Humanos

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

27 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - A UC Gestão e Formação de Recursos Humanos (GFRH) visa transmitir uma perspectiva integrada - científica, ética e técnico-prática - da gestão do fator humano nas organizações, dando conta das especificidades que envolvem a GFRH, na Administração Educacional. Através do estudo de um conjunto de conhecimentos e do contacto com um leque de instrumentos da GRH, esta UC tem como objetivo principal dotar os alunos do aparelho teórico-prático para que possam melhor compreender - de forma sistémica e holística - a complexidade que caracteriza a atuação profissional das pessoas nos contextos organizacionais, mas também agir sobre essa problemática no dia-a-dia. No final da UC os alunos deverão saber:
1.1 - Identificar, escolher e aplicar os diferentes instrumentos da GFRH e estarem aptos a iniciar/participar na implementação dos mesmos.
1.2 - Perceber e utilizar, na prática, o SIADAP nas diversas organizações.
1.3 - Apreender técnicas inovadoras na seleção e recrutamento dos RH nas organizações educativas.

Conteúdos / Programa:

1 - Enquadramento histórico e contextualização do fator humano nas organizações e as etapas da GRH
2 - Aspetos da gestão administrativa da GRH
3 - Aspetos demográficos e GRH
4 - Planeamento de RH's
5 - Análise de funções/Job design
6 - Recrutamento e seleção, R&S na Administração Pública
7 - Orientação e desenvolvimento de RH's
8 - Sistemas de avaliação do desempenho nas organizações e na administração pública (SIADAP)
9 - Gestão de carreiras
10 - Gestão do sistema retributivo

Bibliografia / Fontes de Informação:

RODRIGUES, Ricardo Fabrício , Empresarialização: a lógica da gestão como modelo de organização da sociedade , SOCIUS
RODRIGUES, Ricardo Fabrício , 2008 , Recursos e Organizações , ALS
ARMSTRONG, M. , 2003 , Human Resource Management , London, Kogan Page
BOXALL, P., e PURCELL, J. , 2002 , Strategy and Human Resource Management , New York, Palgrave Macmillan
CHIAVENATO, Idalberto , 2004 , Recursos Humanos. O capital humano das organizações , São Paulo, Editora Atlas
ROCHA, J. A. Oliveira , 2010 , Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública , Lisboa, Escolar Editora
SEIXO, José Manuel , 2005 , Gestão administrativa dos recursos humanos , Lisboa, Lidel
SOUSA, Maria José, DUARTE, Teresa, SANCHES, Pedro G. e GOMES, Jorge , 2006 , Gestão de Recursos humanos. Métodos e práticas, , Lisboa, Lidel

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia de ensino da unidade curricular baseia-se num conjunto de aulas teórico-práticas interativas (TP) e de seminários (S). Nas primeiras (TP) é exposta e discutida a plataforma teórica da unidade curricular e as suas principais implicações práticas, enquanto nas segundas (S) os alunos apresentarão e submeterão os seus trabalhos à discussão, tendo em vista proporcionar um ambiente de reflexão crítica em sala. A avaliação da aprendizagem dos alunos da UC é feita no sistema de avaliação periódica e tem em consideração: 1) a participação nas aulas e a elaboração do trabalho individual (50%); 2) a elaboração do trabalho de grupo com apresentação oral (50%). Os alunos com uma média final igual ou superior a 10 valores serão aprovados.