Disciplina: Investigação em Educação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

27 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Esta disciplina visa habilitar os mestrandos a redigirem os seus (ante)projetos de investigação, cujos relatórios serão as dissertações de mestrado. Para isso eles deverão: Compreender a educação como campo do conhecimento;
2 - Compreender as questões epistemológicas que se colocam à investigação em educação;
3 - Conhecer os paradigmas da investigação em educação;
4 - Refletir sobre o(s) método(s) das ciências da educação;
5 - Conhecer as técnicas e os instrumentos de recolha de dados;
6 - Conhecer as técnicas e os instrumentos de análise de dados
7 - Compreender as questões éticas que se colocam à investigação em educação;
8 - Contactar com investigações de mestrado em educação já realizadas
9 - Desenvolver competências, aptidões e métodos de investigação em educação;
10 - Desenvolver capacidades de comunicação com os seus pares e a restante comunidade académica

Conteúdos / Programa:

1 - Principais paradigmas da investigação em educação;
2 - Metodologias quantitativas e metodologias qualitativas;
3 - Estudo descritivo e estudo experimental;
4 - Estudos de caso quantitativos, qualitativos, mistos e múltiplos;
5 - Etnografia enquanto método de investigação em educação;
6 - Investigação­-ação;
7 - Investigação narrativa e suas relações com a etnografia da educação;
8 - Observação participante e diário de bordo;
9 - Projeto de investigação: o problema e as questões da investigação;
10 - A teoria e a revisão da literatura;
11 - Recolha e análise de dados quantitativos: medidas estatísticas principais; correlação e interpretação de resultados estatísticos;
12 - Recolha e análise de dados qualitativos: categorias, critérios e interpretação de resultados;
13 - Questões de validade, fidedignidade e generalização;
14 - Questões éticas da investigação em educação

Bibliografia / Fontes de Informação:

Laurence Bardin , 2008 , Análise de conteúdo. , Edições 70
Kuhn, T. S. , 1996 , The Structure of Scientific Revolutions , Chicago: University of Chicago Press
Bogdan, R. e Taylor, S. , 1975 , Introduction to qualitative research methods: A phenomenological approach to the social sciences , NY: J. Wiley
Coles A. e McGrath, J. , 2010 , Your Education Research Project Handbook , Harlow: Pearson Education
Jonassen, D. H. , 2008 , Handbook of Research on Educational Communications and Technology , New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates
Stake, R. , 2009 , A arte da investigação com estudos de caso , Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Tuckman, B. , 2000 , Manual de Investigação em Educação , Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Woods, P. , 1993 , La escuela por dentro ? La etnografia en la investigación educativa , Barcelona: Ed. Paidós
Yin, R. , 2005 , Estudo de caso: planejamento e métodos , Portalegre: Bookman
Lapassade, G. , 1991 , L' Éthnosociologie , Paris: Méridiens Klincksieck

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A disciplina pretende ser um espaço de debate e participação, em que os mestrandos são convidados a intervir e interagir durante e após as aulas. Por outro lado, as horas de contacto que lhe são dedicadas são exíguas para serem expostos pelo professor, com a devida profundidade, todos os temas relevantes, pelo que os formandos terão a seu cargo a responsabilidade da recolha e partilha de parte da informação pertinente. No que diz respeito à avaliação da aprendizagem dos alunos, além da observação direta da participação de cada um nas atividades da sala de aula, a sua avaliação baseia-se na capacidade de busca autónoma de informação e fundamentação teórica patente na realização de um teste escrito onde se revele o domínio de conceitos para posterior elaboração do projeto de investigação a ter lugar no 2º semestre.