Disciplina: Correntes Críticas do Currículo

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

27 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Esta unidade curricular visa facultar aos alunos ferramentas imprescindíveis para uma análise crítica do currículo. Para isso eles deverão: Analisar os pressupostos teóricos do currículo nas suas relações históricas, epistemológicas e políticas;
2 - Compreender o conceito de currículo nas suas diversas acepções;
3 - Compreender a evolução dos modelos curriculares;
4 - Questionar a neutralidade do currículo tecnológico;
5 - Contemplar a abordagem sistémica na análise curricular;
6 - Relacionar o currículo com a política educativa;
7 - Entender como o currículo pode ser um indutor de desigualdades;
8 - Perspetivar o currículo de forma crítica, na sua relação com a ideologia, a cultura e o poder;
9 - Reconhecer o papel do educador (professor) no desenvolvimento curricular;
10 - Desenvolver atitudes de reflexão e análise crítica face ao ato educativo

Conteúdos / Programa:

1 - Definições situacionais de currículo (definições e dimensões);
2 - A pressuposta neutralidade do currículo tecnológico e a Pedagogia por Objetivos;
3 - Ideologia e ?aparelhos ideológicos? do Estado de Louis Althusser;
4 - Reprodução social, capital cultural e violência simbólica; habitus; a escola como aparelho reprodutor do status quo; estudos de Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron;
5 - Papéis de submissão e dominação e o currículo oculto; estudos de Baudelot e Establet e de Bowles e Gintis;
6 - Relação entre a escola e a economia;
7 - Educação problematizadora e libertação do oprimido: a educação como ato político e uma pedagogia de esperança; estudos de Paulo Freire;
8 - Nova Sociologia da Educação em contraponto com a Sociologia clássica;estudos de Michael Young, na sua primeira fase;
9 - Movimento de reconceptualização curricular e as duas linhas divergentes: William Pinar e Michael Apple;
10 - Relação entre currículo e poder, ideologia e cultura.
11 - Multiculturalismo; estudos de Henry Giroux sobre a cultura popular

Bibliografia / Fontes de Informação:

Apple, M. W. , 2006 , Ideologia e Currículo , Artmed
Bourdieu, P. , 2008 , A reprodução , Paris : Éditions Minuit.
Freire, P. , 2006 , Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido , Porto: Afrontamento
Pinar, W. , 2004 , Understanding curriculum: an introduction to the study of historical and contemporary curriculum discourses , New York: Peter Lang
Young, M. F. , 2003 , The curriculum of the future: from the new sociology of education to a critical theory of learning , Porto: Porto Editora
T. T. Silva (Org.) , 2000 , Identidade e Diferença. A perspetiva dos Estudos Culturais. , Petrópolis: Editora Vozes.
Althusser, L , 2010 , Aparelhos Ideológicos de Estado , Graal Editora
Bowles, S. , 1987 , Democracy and capitalism: property, community, and the contradictions of modern social thought , New York: Basic Books
Giroux, H. , 1997 , Os professores como intelectuais : rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem , Porto Alegre: Artmed

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Numa 1ª fase, é explorado um roteiro histórico da evolução do conceito de currículo, desde as teorias clássicas, com base em projeção de diapositivos, leitura de textos breves e sua discussão em grupo e plenário. As teorias técnicas do currículo são também abordadas visando a sua desconstrução, uma vez que fazem pressupostamente parte da experiência de formação de grande parte dos alunos. Só depois disso são enunciadas as correntes críticas do currículo, através de exposição oral da docente, para posterior aprofundamento pelos alunos que, individualmente ou em grupo, escolherão um autor ou um movimento em concreto, para o apresentarem em seminário, com recurso a metodologias eficazes para que todos possam ter algum conhecimento sobre o assunto em que se especializarem. Além da participação nas atividades da sala de aula, os alunos devem apresentar um trabalho individual escrito com um formato de artigo académico, para o treino necessário para a posterior elaboração da dissertação.