Disciplina: Tecnologia e Pedagogia Construtivista

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

27 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Entendendo que o público­alvo é constituído por professores, educadores sociais, gestores educacionais, outros profissionais interessados no aprofundamento de questões de educação, esta unidade curricular pretende que sejam capazes do seguinte: Conhecer as principais linhas de incorporação de TIC na educação e seus inspiradores;
2 - Problematizar a utilização de TIC como suporte para a criação de contextos de aprendizagem novos;
3 - Aprofundar a importância do construtivismo / construcionismo como fundamentos de um projeto de intervenção pedagógica;
4 - Reconhecer à interação social um papel essencial na aquisição, construção e partilha do conhecimento;
5 - Compreender a importância da aprendizagem colaborativa e das comunidades de aprendizagem em que os aprendizes são os protagonistas;
6 - Entender a função do professor como organizador dos contextos da aprendizagem, dinamizador da atividade e agente metacognitivo

Conteúdos / Programa:

1 - Paradigma fabril e invariante cultural;
2 - Deslocalização da informação, autonomia do aprendiz e currículo;
3 - Inovação como busca de um novo paradigma educacional;
4 - Incorporação de tecnologia, disrupção e mudança;
5 - Tecnologia e instrucionismo (Pressey e Skinner como precursores);
6 - Principais linhas da utilização de TIC na educação: ensino­-assistido-­por-­computador, e-­learning e derivados (inspirados no instrucionismo); tools-­to­think-­with (Papert) ou ferramentas da mente (Jonassen);
7 - Inventário de elementos existentes para a construção de um novo paradigma educacional: tecnologia; construtivismo; teoria histórico-­cultural da atividade (Vygotsky e continuadores); construcionismo ligando a tecnologia e os construtivismos; sistemas de aprendizagem colaborativa.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Aukrust, V. G. , 2011 , Learning and Cognition in Education , Oxford: Elsevier
Jonassen, D., Carr, C. & Yueh, H. , 1998 , Computers as Mindtools for Engaging Learners in Critical Thinking , TechTrends
Kincheloe, J. , 2006 , Construtivismo Crítico , Mangualde: Edições Pedago
McDermott R., Snyder W. M. & Wenger E. , 2002 , Cultivating Communities of Practice , Boston: Harvard Business School Press
Papert S. , 1985 , Logo: computadores e educação , S. Paulo: Editora Brasiliense
Toffler, A. , s/d , O choque do futuro , Lisboa: Livros do Brasil
Vygotsky L. S. , 1978 , Mind in Society , Cambridge MA: Harvard University Press
Papert, S. , 1993 , The children´s machine: Rethinking schools in the age of computer , New York: Basic Books
Gee, J. P. ( , 2004 , Situated Language and Learning A critique of traditional schooling , New York and London: Routledge
Christensen, C., Horn, M. & Johnson, C. , 2011 , Disrupting Class ­ How Disruptive Innovation Will Change the Way the World Learns , New York: McGraw­Hil

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A disciplina requer vasta reconceptualização dos contributos que, habitualmente, fundamentam a ação pedagógica. Também requer o esclarecimento pormenorizado do contributo de alguns autores, como Vygotsky, por exemplo, cuja entrada no universo da formação dos professores é mais recente. Por outro lado, coloca a questão da incorporação de tecnologia como elemento central da discussão, sendo necessário inventariar as principais implicações dessa incorporação, incluindo as falsas expectativas, alguns becos sem saída e os caminhos que há que desbravar para que a tecnologia possa ser um utensílio de inovação pedagógica. Espera-se dos formandos autonomia e participação, nomeadamente ajudando a preencher o complexo puzzle teórico da disciplina. E, tratando­se de uma disciplina que discute a utilização de TIC na educação, recorre­se com frequência a elas como suporte. A avaliação incide na redação de um trabalho individual escrito com o formato de um artigo científico.