Disciplina: Pedagogia e Inovação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

27 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Discutir e consolidar o conceito de pedagogia.
2 - Analisar as diferenças conceptuais entre pedagogia, didática, prática pedagógica e prática docente e respetivas implicações.
3 - Entender a atividade dos discentes como parte integrante da prática pedagógica.
4 - Analisar as diferenças conceptuais entre inovação, mudança e reforma.
5 - Compreender as várias conceções de inovação pedagógica, nomeadamente as diferenças entre inovação disruptiva e inovação incremental.
6 - Construir um conceito de pedagogia adequado aos aprendizes e aos pedagogos do século XXI.
7 - Construir um conceito de inovação pedagógica no século XXI

Conteúdos / Programa:

1 - A evolução do conceito de pedagogia e do campo onde ela se exerce.
2 - Distinção entre didática, prática pedagógica e prática docente e implicações pedagógicas inerentes.
3 - A prática pedagógica como relação intersocial visando a aprendizagem, na perspetiva histórico-cultural de Lave & Wenger.
4 - Diferenças e semelhanças entre inovação pedagógica, inovação educativa e inovação em didática; diferença entre mudança e inovação; discussão da existência de vínculo causal entre reformas educativas ou curriculares e inovação pedagógica.
5 - Inovação disruptiva, na perspetiva de Christensen , e inovação incremental; inovação como rutura, na perspetiva de Kuhn, ou como continuidade.
6 - Pedagogia na sociedade da informação: os novos perfis dos aprendizes e os novos papéis dos pedagogos.
7 - Inovação pedagógica como conceito dinâmico e a sua atualização à luz daimprevisibilidade da mudança no século XXI.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Lave, J. e Wenger, E. , 1991 , Situated learning: Legitimate peripheral participation , Cambridge USA: Cambridge University Press
Perrenoud, P. , 2000 , 10 novas competências para ensinar , Porto Alegre: ARTMED Editora
McDermott R., Snyder W. M. & Wenger E. , 2002 , Cultivating Communities of Practice , Boston: Harvard Business School Press
Beauté, Jean , 2004 , Courants de la pédagogie , Chronique Sociale
Deborah Kelsh, Dave Hill & Sheila Macrine , 2010 , Class in Education - Knowledge, pedagogy, subjectivity , Abingdon: Routledge
Fino, C. N. , 2016 , Inovação Pedagógica e Ortodoxia Curricular ,
Hargreaves, A., Earl, L. Moore, S & Manning, S. , 2002 , Aprendendo a mudar: o ensino para além dos conteúdos , Porto Alegre: Artmed
Hinchey, H. P , 2004 , Becoming a critical educator - defining a classroom identity, designing a critical pedagogy , New York: Peter Lang Publishing

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Para além da exposição teórica e da clarificação de conceitos pelo docente, utilizando recursos multimédia, procede-se também à leitura de textos seguida de discussão em pares, grupo e plenário. As grandes leituras têm lugar fora das sessões presenciais. A unidade curricular contempla uma componente prática em que os mestrandos, individualmente ou organizados em grupo, recolhem e organizam informação pertinente sobre os temas em estudo. Para a avaliação é tido em conta o nível de participação de cada um nas atividades da sala de aula (30%) e, na organização, apresentação e discussão de um portfólio individual que recolhe e organiza a informação selecionada (70%).