Disciplina: Narrativas Visuais Interativas II

Área Científica:

Multimédia

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Inglês

Objetivos Gerais:

1 - Narrativa Visuais Interativas (IVN) II é uma disciplina teórica-prática, baseada nos conhecimentos adquiridos durante a disciplina de Narrativa Visuais Interativas I (lecionada no semestre anterior). IVN II conta com uma forte componente pratica que levará os alunos a desenvolverem narrativas interactivas originais. A disciplina foi idealizada para ajudar os alunos a desenvolver a sua criatividade e as suas habilidades técnicas como designers de narrativas interativas. O foco desta disciplina será na aprendizagem através da análise de experiências narrativas desenvolvidas previamente e através da experimentação: experimentação com o estilo de escrita, voz, tom e design da experiência do utilizador. Os materiais fornecidos para este curso refletirão este foco experimental, sendo elaborados a partir de uma ampla seleção de trabalhos que incluem ficção, não ficção, poesia, jornalismo e formas visuais on-line (Twitter, series, narrativas multimídia, blogs) e jogos narrativos.

Conteúdos / Programa:

1 - A disciplina irá se focar na apresentação da história e práticas das narrativa interativas, sendo que está divida em 5 pilares fundamentais, para cada um deles haverá diferentes tarefas/actividades em que os alunos irão desenvolver diferentes habilidades.
2 - 1) Público Alvo: Um erro comum é assumir que narrativas interativas serão apelativas a todos em geral. Neste tópico os alunos explorarão vários públicos diferentes e definirão como eles diferem uns dos outros para que, eventualmente, possam projetar narrativas que atendam às suas necessidades e interesses.
3 - 2) Narrativas transmídia: nos últimos anos, os criadores de conteúdo começaram a adotar uma abordagem diferente da narrativa. As narrativas foram projetadas para "viver" em várias formas de mídia simultaneamente. Os alunos irão familiarizar-se com o conceito de Transmedia Storytelling primeiro numa perspetiva teórica e depois numa perspetiva mais prática através da análise de vários trabalhos.
4 - 3) Novos formatos de Narrativas Interativas: Neste bloco os alunos descobrirão as tendências emergentes em narrativas interativas em uma variedade de tópicos que vão desde Inteligência Artificial, Televisão Interativa, Ambientes Imersivos (AR/VR/XR) bem como irão analizar Jogos Narrativos.
5 - 4) Narrativas interativas para o bem comum: Neste tópico os alunos estudarão de que maneira a sociedade pode beneficiar de uma abordagem mais interativa e como podemos contar histórias para informar, ensinar ou treinar certas habilidades. O objetivo principal é entender como as técnicas de storytelling digital podem ser aplicadas como um veículo para ensinar e descompactar conteúdo educacional num formato divertido e interativo.
6 - 5) Desenvolvimento do Projeto: Antes que uma narrativa interativa ou um projecto de entretenimento interativo seja construído, muito planeamento deve ocorrer. Neste tópico os alunos abordarão técnicas e ferramentas necessárias desde o momento da pré-produção de um projeto interativo até o seu desenvolvimento.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Silva, Adriana de Sousa; Stuko, Daniel (eds) , 2009 , Digital Cityscapes , Peter Lang
Andrea Phyllis , 2012 , A creators Guide to transmedia storytelling , Mac graw Hill
Ruthanna Gordon , 2015 , Alternate Reality Games , Carnagie Mellon University ETC press
Henry Jenkins , 2006 , Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. , New York University Press
Carolyn Handlers Miller , 2004 , Digital storytelling, a creators guide to Interactive Entertainment , Focal press
Robert Pratten , Getting Started in Transmedia Storytelling: A Practical Guide for Beginners 2nd Edition , CreateSpace Independent Publishing Platform; 2nd edition (August 19, 2015)
Kelly McErlean , 2018 , Interactive Narratives and Transmedia Storytelling: Creating Immersive Stories Across New Media Platforms , Routledge; 1st edition
John Bucher , 2017 , Storytelling for Virtual Reality : Methods and Principles for Crafting Immersive Narratives , Taylor & Francis Ltd
Evan Skolnick , 2014 , Video Game Storytelling : What Every Developer Needs to Know about Narrative Techniques , Random House USA Inc

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A disciplina será composta por aulas com caráter mais expositivo seguidas de discussão e atividades práticas que levem ao estímulo da reflexão criativa e crítica. Outras aulas serão sessões de trabalho de design seguidas de sugestões para o enriquecimento do trabalho dos alunos. Os alunos serão convidados a participar, fazendo intervenções e apresentações em sala de aula bem como analisar/criticar narrativas interativas. Os alunos também trabalharão em equipas para desenhar e produzir uma narrativa interativa. Os alunos serão orientados em aulas em estúdio e tutoriais práticos específicos conforme o que se revelar necessário. A avaliação final do desempenho dos alunos será uma combinação de diferentes momentos nomeadamente: Frequência, pontualidade e participação individual nas aulas: 10%; Três trabalhos individuais sobre teoria e análise de narrativas interativas: 40%; Trabalho em equipa no desenho e implementação do protótipo de uma experiência narrativa interativa (50%)

Regente da Disciplina:

Mara Sofia Gomes Dionísio