Disciplina: Sistemas e Tecnologias Interativos
Área Científica:
Informática
HORAS CONTACTO:
80 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
                                         1 - Apresentar os princípios organizacionais básicos de software interativo
 2 - Fornecer experiência de implementação de uma interface do utilizador
 3 - Explorar técnicas de interação avançada e novos estilos de interação possibilitados pela tecnologia emergente (inclui diferentes dispositivos de entrada e saída, interface da aplicação e infraestrutura relacionada, bem como os padrões típicos de software e design usados para implementá-los (e.g., modelo MVC).)
 4 - Introduzir tópicos avançados relacionados com o design de interfaces e interações não tradicionais (e.g., implementação de interfaces tangíveis).
                                    
Conteúdos / Programa:
 1 - Dispositivos de entrada e saída
 2 - Técnicas de avaliação (e.g., Fitts's Law)
 3 - Gestão de geometria
 4 - Gestão de eventos
 5 - Padrões de arquitetura de software, por exemplo, Modelo-Vista-Controlador, objetos comando
 6 - Escolha de estilos e técnicas de interação
 7 - Padrões de design de interação: hierarquia visual, distância de navegação
 8 - Apresentação de informação: navegação; representação e manipulação
 9 - Técnicas de animação de interfaces
 10 - Bibliotecas modernas de interfaces; construtores e ambientes de programação de interfaces gráficas
 11 - Abordagens ao design, implementação e avaliação de interações sem rato, e.g., tecnologias wearable e tangíveis
Bibliografia / Fontes de Informação:
                                         Alan Dix, Janet E. Finlay, Gregory D. Abowd, and Russell Beale , 2003 , Human-Computer Interaction , Prentice-Hall, Inc., Upper Saddle River, NJ, USA.
 Julie A. Jacko , 2006 , Human-Computer Interaction Handbook: Fundamentals, Evolving Technologies, and Emerging Appli-cations (PART II ? Computers in HCI), , CRC Press, Inc., Boca Raton, FL, USA.
 Bill Moggridge , 2012 , Designing Interactions , The MIT Press.
 Manuel J. Fonseca, Pedro Campos e Daniel Gonçalves , 2017 , Introdução ao Design de Interfaces , FCA, Lisboa, Portugal.
                                    
Métodos e Critérios de Avaliação:
                                        Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
- Metodologia de Ensino: Aulas Teóricas e aulas práticas  - Avaliação: demonstração e compreensão de conhecimento - Exame 50%; trabalho prático (desenvolvimento de um protótipo de um sistema interativo) - 50%