Disciplina: Desenho de Tecnologias para Saúde e Bem-estar
Área Científica:
Interacção Humano Computador
HORAS CONTACTO:
80 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Inglês
Objetivos Gerais:
                                         1 - Adquirir conhecimentos sobre a realidade e desafios de indivíduos com necessidades especiais
 2 - Compreender os princípios e complexidades no desenho e engenharia de tecnologias para a Saúde e Bem-estar
 3 - Adquirir experiência no desenvolvimento de um projeto em equipa
 4 - Selecionar criticamente métodos de design e engenharia centrados no utilizador para desenhar/desenvolver/avaliar tecnologias para a saúde e Bem-estar
 5 - Adquirir conhecimentos sobre métodos de avaliação quantitativos e qualitativos
 6 - Desenvolver competências de comunicação, com ênfase em discussões na aula e apresentações orais dos projetos desenvolvidos
                                    
Conteúdos / Programa:
 1 - Inrodução à Incapacidade, Reabilitação e Tecnologias Assistivas
 2 - Tecnologias que apoiam pessoas com incapacidade
 3 - Atividade, humano, e contexto
 4 - Levar a tecnologia assistiva ao utilizador
 5 - Análise de utilizadores
 6 - Preparação e realização da análise de utilizadores
 7 - Métodos de avaliação quantitativos e qualitativos
 8 - Estatística descritiva
 9 - Ética na investigação com seres humanos
 10 - Comunicação de resultados
 11 - Aplicações do mundo real através de palestrantes convidados
 12 - Projeto semestral em equipa
Bibliografia / Fontes de Informação:
                                         A. M. Cook, J. M. Polgar, P. Encarnação , 2020 , Assistive Technologies: Principles and Practice , Elsevier
 K. Baxter, C. Courage, K. Caine , 2015 , Understanding your users - a practical guide for user research methods , Morgan & Kaufmann
                                    
Métodos e Critérios de Avaliação:
                                        Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino são variadas e baseadas em 4 elementos fundamentais: Aulas teóricas, Trabalho prático, Trabalho/exercícios em equipa, Apresentações. Adicionalmente, é esperado que os alunos trabalhem de forma independente e autónoma, com a orientação do docente.  Nesta unidade curricular, os alunos serão incentivados a discutir tópicos relacionados com os conteúdos programáticos e com o trabalho teórico e experimental dos seus projetos. Serão programadas palestras convidadas para que os alunos possam ter contacto com casos reais, os seus problemas e soluções.  A avaliação é composta por um número de trabalhos/apresentações relacionados com o ciclo de vida do projeto a desenvolver ao longo do semestre, nomeadamente:  Relatório/apresentação sobre uma população específica - 20%; Apresentação intermédia do projeto - 20%; Relatório/Apresentação final - 50%; Participação - 10%.