Disciplina: Seminário de Reflexão

Área Científica:

Ciências da Educação

HORAS CONTACTO:

26 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Aprofundar questões epistemológicas e metodológicas relacionadas com os projetos em curso;
2 - Partilhar informação sobre problemas encontrados, buscando solução para os mesmos;
3 - Participar em debates relacionados com as temáticas específicas das investigações e intervenções em curso;
4 - Participar em conferências abertas à comunidade académica sobre investigação em educação e desenvolvimento comunitário.

Conteúdos / Programa:

1 - Conteúdos sugeridos pelas temáticas dos projetos em desenvolvimento;
2 - Conteúdos que cruzam as questões teóricas com as metodológicas;
3 - Conteúdos que cruzam a educação com o desenvolvimento comunitário;
4 - Temas das conferências organizadas no âmbito da agenda científica do CIE-UMa, proferidas por especialistas nacionais e estrangeiros.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Creswell, J. & Clark, V. P. , 2003 , Designing and Conducting mixed methods research , SAGE
Denzin N. & Lincon Y. , 2007 , O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens , Artmed
Fraenkel J. R., Wallen N. E. & Hyun H. H. , 2006 , How to Design and Evaluate Research in Education , McGraw-Hill.
Máximo-Esteves, Lídia. , 2008 , Visão Panorâmica da Investigação-Acção , Porto Editora.
Menezes, Isabel. , 2010 , Intervenção Comunitária: uma Perspetiva Psicológica , Livpic / Legis Editora.
Morgado, J. C. , 2012 , O estudo de caso na Investigação em Educação , De Facto Editores.
Robertis, C. , 2011 , Metodologia da Intervenção em Trabalho Social. Porto , Porto Editora.
Serrano, G. , 2008 , Elaboração de Projetos Sociais. Casos Práticos , Porto Editora
Terrell, S. R. , 2012 , Mixed-Methods Research Methodologies. The Qualitative Report , TQR

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os estudantes participarão em debates e conferências sobre educação e desenvolvimento comunitário, bem como em palestras proferidas pelos seus orientadores científicos a quem este Seminário de Formação se encontra aberto. Nesta fase, retomar-se-á o exercício prático de análise de dados recolhidos, com recurso aos programas MAXDA, SPSS, JASP, ou outros, dados esses que, por estarem diretamente relacionados com os seus trabalhos, ganham aqui uma nova relevância pessoal. A avaliação, anual, terá por base os seguintes critérios: a) Apresentação do enquadramento teórico, quadro conceptual e estado atual dos respetivos projetos - 40%; b) Participação/interação nas apresentações dos demais colegas - 30%; c) Participação nos debates após as conferências (participação obrigatória em pelo menos 3/4 dos debates organizados anualmente) - 30%.