Disciplina: Educação, Cidadania e Globalização

Área Científica:

Ciências da Educação

HORAS CONTACTO:

27 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Desenvolver as capacidades de análise, de reflexão critica, de argumentação e de discussão de temas de educação, cidadania e globalização;
2 - Identificar os conceitos nucleares da ação humana, da moral e da ética;
3 - Refletir criticamente acerca da importância da educação para os valores;
4 - Compreender a evolução do conceito de cidadania e a sua reconfiguração na pós-modernidade;
5 - Refletir criticamente acerca do papel dos Direitos Humanos na construção da cidadania global;
6 - Compreender a dimensão ética de cidadania;
7 - Identificar os pressupostos éticos da cidadania ativa;
8 - Identificar os saberes e competências do cidadão do séc. XXI;
9 - Desenvolver atitudes de análise e reflexão crítica face à relação ética e cidadania;
10 - Analisar o conceito de educação para a cidadania global e suas implicações.

Conteúdos / Programa:

1 - No âmbito desta unidade curricular, os estudantes devem tornar-se capazes de: A ação humana, os valores e a cidadania;
2 - A rede conceptual e os valores da ação humana;
3 - A cidadania no contexto das sociedades democráticas, pluriculturais e de risco;
4 - Cidadania, sociedades democráticas e os direitos humanos;
5 - Globalização e cidadania global;
6 - A cidadania na sociedade do risco;
7 - A dimensão ética da ação humana e cívica;
8 - Natureza da ética: Ética, Moral, Direito e Religião;
9 - Da esfera privada da pessoa moral à esfera pública da cidadania;
10 - A consciência cívica como consciência do dever;
11 - Temas/problemas contemporâneos e sua perspetivação pela ética;
12 - Educação para a Cidadania Global;
13 - A Educação como compromisso ético.

Bibliografia / Fontes de Informação:

S. Araújo , 2004 , Contributos para uma educação para a cidadania. Professores e estudantes em contexto intercultural , Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural
I. Batista , 2005 , Dar rosto ao futuro. A Educação como compromisso ético , Profedições
M. Chossudovsky , 2003 , A Globalização da Pobreza e a Nova Ordem Mundial , Editorial Caminho
A. Cortina , 2011 , Ciudadanía democrática: ética, política y religión. XIX Conferencias Aranguren , Isegoría. Revista de Filosofía Moral y Política
A. Fonseca , 2001 , Educar para a cidadania. Motivações, Princípios e Metodologias , Porto Editora
A. L. Lúcio , 2013 , Desenvolvimento, educação e direitos humanos , Em Revista Portuguesa de Educação
F. Savater , 2002 , Ética y ciudadania , Montesinos
Ph. Perrenoud , 2005 , Escola e Cidadania. O papel da escola na formação para a democracia , Artmed

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia é de índole teórica e prática, isto é, dialógica, promovendo um envolvimento do estudante no processo de aprendizagem. Para tal, recorrer-se-á à explanação dos conteúdos programáticos, à leitura e análise crítica de artigos científicos (a pares ou em pequenos grupos) bem como à resolução de problemas/questões relacionadas com a cidadania global, à luz de princípios éticos. A avaliação dos mestrandos contempla a observação direta da participação nas atividades realizadas nas aulas (20% da classificação final) a capacidade de pesquisa autónoma de informação teórica e a apresentação oral e discussão da estrutura de um trabalho escrito sobre um dos conteúdos programáticos (30% da classificação final). O trabalho escrito representa 50% da classificação final.