Disciplina: Dissertação

Área Científica:

Ciências da Educação

HORAS CONTACTO:

90 Horas

NÚMERO DE ECTS:

55 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Operacionalizar o projeto de investigação e intervenção comunitária defendido no final do ano anterior, ajustando-o ao locus de pesquisa em concreto;
2 - Analisar criticamente o estado de arte no domínio específico do problema de investigação, selecionando os textos fundamentais e autores de referência para o problema específico da investigação;
3 - Aprofundar aspetos metodológicos decorrentes da investigação em desenvolvimento;
4 - Sistematizar e analisar criticamente os dados recolhidos;
5 - Confrontar a interpretação dos dados com a revisão de literatura efetuada;
6 - Redigir a dissertação de mestrado;
7 - Elaborar um artigo científico para divulgação internacional junto da comunidade académica;
8 - Comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade, em geral, sobre a investigação realizada, em sede de defesa pública da dissertação.

Conteúdos / Programa:

1 - Questões metodológicas emergentes da efetivação dos projetos individuais de investigação e intervenção comunitária;
2 - Análise de aspetos específicos de redação de textos académicos, nomeadamente artigos científicos.
3 - Normas científicas subjacentes à redação da dissertação de mestrado;
4 - Ferramentas informáticas de citação e referenciação;
5 - (5) Bases de dados on-line (por ex. B-on).

Bibliografia / Fontes de Informação:

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Sob orientação tutorial, que pode enveredar por coorientação interna ou externa, vinda de outra IES, conforme a especificidade do problema selecionado, as metodologias centram-se em grande medida no trabalho autónomo do estudante na busca de informação, leitura de textos fundamentais de autores de referência e resolução de problemas metodológicos complexos colocados pelo trabalho de investigação, cabendo ao(s) orientador(es) a tarefa de apoio individual, motivacional e científico, ao longo do processo investigativo. Os encontros presenciais são precedidos pelo envio, por email ao(s) orientador(es), de material produzido pelo estudante. A avaliação decorre da qualidade da dissertação e da prestação oral do mestrando durante as provas públicas, com a ponderação de 100%, decorrente da qualidade demonstrada durante o processo investigativo bem como da sua capacidade de argumentação e contra-argumentação na defesa pública, por deliberação do júri de mestrado.