Disciplina: Relatório de Desenvolvimento Comunitário

Área Científica:

Ciências da Educação

HORAS CONTACTO:

126 Horas

NÚMERO DE ECTS:

55 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Implementar o projeto de intervenção comunitária ajustando-o ao locus da pesquisa, onde decorre o estágio;
2 - Compreender o impacto dos projetos de intervenção comunitária;
3 - Desencadear processos metodológicos de intervenção local adequados ao estágio;
4 - Privilegiar o desenvolvimento de uma atitude reflexiva e crítica ao longo do processo de desenvolvimento comunitário;
5 - Redigir o relatório de estágio interligando teoria, prática e metodologia desenvolvida;
6 - Partilhar com a comunidade os resultados e as conclusões do relatório de desenvolvimento comunitário.

Conteúdos / Programa:

1 - Caracterização dos contextos de intervenção.
2 - A intervenção educativa como transformação sociocultural.
3 - A adequação da problemática, objetivos e questões de intervenção aos contextos de estágio.
4 - A operacionalização dos processos de investigação emergentes do projeto de intervenção comunitária.
5 - A reflexão e avaliação dos processos de intervenção no desenvolvimento do relatório de estágio.
6 - Os processos de participação ativa e a metodologia de trabalho de projeto.
7 - Estratégias de mobilização do conhecimento científico a partir do relatório de desenvolvimento comunitário.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Almeida, A. T., & Fernandes, N. , 2010 , Intervenção com crianças, jovens e famílias. Estudos e práticas. , Almedina
Baixinho, A. F. , 2013 , As autarquias e a educação. Num contexto de mudança das formas de governação. , Chiado Editora
Vieira, I. F. , 2015 , A participação. Um paradigma para intervenção social. , Universidade Católica Editora
Villar, M. , 2007 , A cidade educadora , Instituto Piaget
Banks, S. , 2008 , Utilização de diários como encorajamento à reflexão ética durante o estágio In Banks & Kirsten Nohr (Eds.). Ética Prática para as Profissões do Trabalho Social , Porto Editora
Freire, P. , 1997 , Política e Educação , Editora Cortez
Gomez, J., Freitas, O. & Callejas, G. , 2007 , Educação e desenvolvimento local. Perspectivas pedagógicas e sociais da sustentabilidade. , Profedices
Trilla, J. , 2004 , Animação Sociocultural , Instituto Piaget

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação:

Metodologia de Avaliação:
O orientador científico (da UMa) acompanha e desencadeia metodologias centradas no trabalho autónomo e na aprendizagem significativa ao longo da realização do estágio e do seu relatório, concertadas com o orientador cooperante (instituição de acolhimento do estágio). Os estudantes através de diversas metodologias e técnicas das UC de Metodologias de Investigação em Ciências Sociais e de Projeto de Intervenção Comunitária constroem o conhecimento base à realização do estágio. O debate e a reflexão nas horas de Seminário ocorrem consoante a necessidade de formular estratégias de amadurecimento da intervenção localizada. Paralelamente, a abordagem metodológica do Relatório será sempre negociada com os estudantes e com o orientador cooperante, de forma tornar-se ajustada. A avaliação incide sobre a qualidade da intervenção nos contextos do estágio e o trabalho final (relatório) incluindo a prestação oral do estudante nas provas públicas. Para cada um destes elementos a ponderação é de 50%