Disciplina: Didática do Português

Área Científica:

Didáticas Específicas

HORAS CONTACTO:

60 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. Conhecer orientações teóricas e curriculares para o ensino da língua portuguesa na Educação Pré-Escolar e no 1o Ciclo do Ensino Básico;

2. Desenvolver competências que permitam:

2.1. Conhecer um conjunto de conceitos e referências teóricas relativas ao ensino da língua portuguesa;

2.2. Conceber dispositivos didáticos para o ensino da língua portuguesa, fundamentando-os

2.3. Incentivar a produção de diversos tipos de textos escritos, integrando essa produção nas atividades de aprendizagem curricular, de modo a levar os alunos a mobilizar diversas estratégias para a aprendizagem da escrita, servindo-se de materiais e de suportes variados;

2.4. Estimular o gosto pela leitura, incentivando os alunos a utilizar diferentes estratégias de aprendizagem e de desenvolvimento da leitura em variados tipos de texto e com finalidades diversas;

2.5. Utilizar estratégias diversificadas que fomentem nos alunos hábitos de reflexão conducentes ao conhecimento explícito da língua, de modo a que a semântica, o léxico, a sintaxe e a pragmática se vão construindo de forma contextualizada e em interação comunicativa;

3. Desenvolver uma atitude permanente de investigação face à problemática do ensino da língua e literatura portuguesa;

4. Reconhecer a importância do trabalho autónomo e em equipa para o desenvolvimento profissional e pessoal;

5. Reconhecer a necessidade e a importância de uma atitude reflexiva e de uma permanente autoformação.

Conteúdos / Programa:

Orientações e Metas Curriculares para a Educação Pré-Escolar, em particular na linguagem verbal oral e escrita
 
Programa e Metas Curriculares de Português do 1o CEB
 
A escrita
 
A leitura: decifração e compreensão
 
O Oral: compreensão e expressão
 
Utilização de corpora no ensino: construção de atividades para o ensino da leitura, da escrita, da oralidade e do conhecimento explícito da língua
 
Formativa e sumativa - oral e escrita

Bibliografia / Fontes de Informação:

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Métodos e Critérios de Avaliação:

A aprovação na disciplina corresponderá:

à frequência mínima de 75% das aulas; a uma nota igual ou superior a dez valores, resultante da média aritmética de 3 notas parcelares: assiduidade e pontualidade (10%); trabalhos individuais (45%); planificação de uma unidade didática para educação literária com os respetivos materiais (45%).