Disciplina: Didática do Estudo do Meio

Área Científica:

Didáticas Específicas

HORAS CONTACTO:

60 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 Conhecer as orientações curriculares do Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, respeitantes à área de Estudo do Meio Social.

2 Adquirir conhecimentos didáticos para a abordagem das temáticas do Estudo do Meio Social.

3 Elaborar propostas didáticas no contexto do Estudo do Meio, destinadas ao Pré-escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico.

4 Assumir pensamento crítico e criativo sobre problemáticas do Meio Social.

5 Compreender a relevância de uma adequada educação em Ciências para todos, em específico no desenvolvimento integral do aluno.

6 Reconhecer especificidades na abordagem das ciências da natureza em contexto da Educação Básica.

7 Promover a literacia e o conhecimento científico.

8 Aplicar os conhecimentos gerados no âmbito da investigação educacional na prática pedagógica.

9 Estimular a análise critica de materiais disponíveis em vários suportes e fomentar a construção de outros.

Conteúdos / Programa:

Módulo: Didática do Estudo do Meio Social

  1. Fundamentos da Didática
  2. Metodologia didática
  3. O conceito de tempo e de mudança
  4. Aspetos físicos e humanos da paisagem
  5. O passado nacional
  6. Utilização didática do Museu
  7. História ao vivo.

Módulo: Didática do Estudo do Meio Físico-Natural

  1. A natureza da Ciência
  2. Ensino das Ciências.
  3. Planificação - estruturar o ensino/aprendizagem em unidades de ensin
  4. A Linguagem em Ciência
  5. Implicações didáticas de aspetos de natureza psicossomática
  6. Promover o pensamento crítico dos alunos. Do enquadramento teórico às propostas concretas
  7. As conceções alternativas. Modelos de mudança conceptual
  8. Implicações didáticas de aspetos de natureza sociológica
  9. As atividades práticas. Formas de exploração diferenciais.
  10. Recursos Educativos. Formas de os trabalha
  11. A avaliação
  12. As Ciências da Natureza e a sua relação com outras disciplinas e áreas educativas
  13. Avaliação de manuais escolares
  14. A investigação educacional

 

Bibliografia / Fontes de Informação:

C. M. F. Bettencourt (2004). Ensino de História: Fundamentos e Métodos. Cortez.
H. Cooper (2002). Didáctica de la Historia en la Educación Infantil y Primaria. Morata.
N. Félix (1998). A História na Educação Básica. Ministério da Educação.
A. García Blanco (1994). Didáctica del Museo: el Descubrimiento de los Objetos.. Ed. De la Torre.
A. de la Herrán Gascón & J. Paredes Labra (2008). Didáctica General: la Práctica de la Enseñanza en Educación Infantil, Primaria y Secundaria. McGraw-Hill.
A. M. Monteiro et al, org. (2007). Ensino de História: Sujeitos, Saberes e Práticas. Mauad X, FAPERJ.
M. C. Proença (1990). Ensinar / Aprender História: Questões de Didáctica Aplicada. Horizonte.
I. C. Telmo (1989). O Património e a Escola: do Passado ao Futuro. Texto Editora.
M. L. Poeira, R. S. de Brito (1991). Didáctica da Geografia. Universidade Aberta.
A. van Veldhuizen (2017). Education: Toolkit: methods & techniques from museum and heritage education. LCM, the Erfgoedhuis Zuid-Holland and ICOM-CECA.
A. Almeida & C. Vasconcelos (2013). Guia prático para atividades fora da escola. Fonte da Palavra.
J. Astolfi & M. Develay (1990). A Didática das Ciências. Papirus.
A. Cachapuz (2007). Educação em ciência que fazer?. Ministério da Educação.
D. Hodson. (1998). Teaching and learning Science : Towards a personalized approach. Open University Press.
L. Leite et al. (2012). Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise. I. Martins (2011). Ciência e Cidadania: perspectivas de Educação em Ciência. Universidade do Minho.
J. Piaget (1980). Lógica e conhecimento científico. Civilização.
G. Portugal & F.Laevers (2010). Avaliação em Educação Pré-escolar. Sistema de Acompanhamento das crianças. Porto Editora.
J. Sá & P. Varela (2007). Das ciências experimentais à literacia: uma proposta didática para o 1.º ciclo. Porto Editora.
C. Vasconcelos & A. Almeida (2012). Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas. Porto Editora.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Módulo: Didática do Estudo do Meio Social: 10 valores.

1 trabalho (4 elementos): 30%; apresentação do trabalho: 20%.

Módulo: Didática do Estudo do Meio Físico-Natural: 10 valores.

participação: 20%; 1 trabalho (4 elementos): 45%; apresentação do trabalho: 35%.