Disciplina: Didática do Estudo do Meio

Área Científica:

Didáticas Específicas

HORAS CONTACTO:

60 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer as orientações curriculares do Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, respeitantes à área de Estudo do Meio Social.
2 - Adquirir conhecimentos didáticos para a abordagem das temáticas do Estudo do Meio Social.
3 - Elaborar propostas didáticas no contexto do Estudo do Meio, destinadas ao Pré-escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico.
4 - Assumir pensamento crítico e criativo sobre problemáticas do Meio Social.
5 - Compreender a relevância de uma adequada educação em Ciências para todos, em específico no desenvolvimento integral do aluno.
6 - Reconhecer especificidades na abordagem das ciências da natureza em contexto da Educação Básica.
7 - Promover a literacia e o conhecimento científico.
8 - Aplicar os conhecimentos gerados no âmbito da investigação educacional na prática pedagógica.
9 - Estimular a análise critica de materiais disponíveis em vários suportes e fomentar a construção de outros.

Conteúdos / Programa:

1 - Fundamentos da didática do Estudo do Meio
2 - Metodologia didática
3 - O conceito de tempo e de mudança
4 - Aspetos físicos e humanos da paisagem
5 - O passado nacional
6 - Utilização didática do Museu
7 - História ao vivo
8 - A natureza da Ciência
9 - Ensino das Ciências
10 - Planificação: estruturar o ensino/aprendizagem em unidades de ensino
11 - A Linguagem em Ciência
12 - Implicações didáticas de aspetos de natureza psicossomática
13 - Promover o pensamento crítico dos alunos. Do enquadramento teórico às propostas concretas
14 - As conceções alternativas. Modelos de mudança conceptual
15 - Implicações didáticas de aspetos de natureza sociológica
16 - As atividades práticas. Formas de exploração diferenciais
17 - Recursos Educativos. Formas de os trabalhar
18 - A avaliação
19 - As Ciências da Natureza e a sua relação com outras disciplinas e áreas educativas
20 - Avaliação de manuais escolares
21 - A investigação educacional

Bibliografia / Fontes de Informação:

C. M. F. Bettencourt , 2004 , Ensino de História: Fundamentos e Métodos , Cortez
H. Cooper , 2002 , Didáctica de la Historia en la Educación Infantil y Primaria , Morata
N. Félix , 1998 , A História na Educação Básica , Ministério da Educação
A. García Blanco , 1994 , Didáctica del Museo: el Descubrimiento de los Objetos. , Ed. De la Torre
A. de la Herrán Gascón & J. Paredes Labra , 2008 , Didáctica General: la Práctica de la Enseñanza en Educación Infantil, Primaria y Secundaria , McGraw-Hill
A. M. Monteiro et al, org. , 2007 , Ensino de História: Sujeitos, Saberes e Práticas , Mauad X, FAPERJ
M. C. Proença , 1990 , Ensinar / Aprender História: Questões de Didáctica Aplicada , Horizonte
I. C. Telmo , 1989 , O Património e a Escola: do Passado ao Futuro , Texto Editora
M. L. Poeira, R. S. de Brito , 1991 , Didáctica da Geografia , Universidade Aberta
A. van Veldhuizen , 2017 , Education: Toolkit: methods & techniques from museum and heritage education , LCM, the Erfgoedhuis Zuid-Holland and ICOM-CECA
A. Almeida & C. Vasconcelos , 2013 , Guia prático para atividades fora da escola , Fonte da Palavra
J. Astolfi & M. Develay , 1990 , A Didática das Ciências , Papirus
A. Cachapuz , 2007 , Educação em ciência que fazer? , Ministério da Educação
D. Hodson. , 1998 , Teaching and learning Science : Towards a personalized approach , Open University Press
L. Leite et al. , 2012 , Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise ,
I. Martins , 2011 , Ciência e Cidadania: perspectivas de Educação em Ciência , Universidade do Minho
J. Piaget , 1980 , Lógica e conhecimento científico , Civilização
G. Portugal & F.Laevers , 2010 , Avaliação em Educação Pré-escolar. Sistema de Acompanhamento das crianças , Porto Editora
J. Sá & P. Varela , 2007 , Das ciências experimentais à literacia: uma proposta didática para o 1.º ciclo , Porto Editora
C. Vasconcelos & A. Almeida , 2012 , Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas , Porto Editora
M. G. P. S. Solé , 2001 , A técnica de História ao Vivo: a realização de uma feira medieval no Lindoso (didácticas e metodologias de ensino) ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia de trabalho pressupõe participação ativa do estudante na busca de informação, quer através de leitura e reflexão, quer através da elaboração e avaliação de materiais concebidos e/ou implementados em contexto de prática pedagógica. A abordagem e discussão de muitos dos temas partirão da análise de textos, de apresentações em PowerPoint ou do levantamento do conhecimento prévio dos alunos. Serão realizadas aulas teórico-práticas; discussão de textos de apoio em pequeno e grande grupo; atividades de campo e experimentais; conceção de atividades; planificação de unidades de ensino/aprendizagem Ao longo das aulas serão realizados debates de ideias e a apresentação de pequenos trabalhos. Módulo: Didática do Estudo do Meio Social: 10 valores; 1 trabalho (4 elementos): 60%; apresentação do trabalho: 40%. Módulo: Didática do Estudo do Meio Físico-Natural: 10 valores; participação: 20%; 1 trabalho (4 elementos): 45%; apresentação do trabalho: 35%