Disciplina: English for Kids

Área Científica:

Área de Docência

HORAS CONTACTO:

60 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Aumentar a fluência em Inglês oral e escrita (fins académicos, ensino da língua inglesa, conversação no dia-a-dia) tendo em conta os currículos pré-escolar e elementar em Portugal.
2 - Desenvolver as competências de leitura, escrita, e oralidade para uma comunicação eficaz em inglês.
3 - Trabalhar em áreas de dificuldade causadas pela interferência da L1, bem como erros recorrentes (escolha lexical e sintáctica em inglês), de modo a melhorar o desempenho linguístico dos estudantes.
4 - Consolidar itens gramaticais, de acordo com as necessidades dos estudantes, em várias práticas discursivas e domínios (ensino/aprendizagem do inglês, linguagem em sala de aula, discurso científico para fins de investigação e aprendizagem ao longo da vida).
5 - Promover a leitura independente em todo o currículo e incentivar a investigação e competências documentais em língua inglesa (a partir de materiais impressos, i.e., dicionários, gramáticas, revistas e recursos multimédia).
6 - Fomentar o trabalho e a organização autónoma.

Conteúdos / Programa:

1 - A Criança e a Educação
1.1 - Requisitos da profissão e comunicação
1.2 - Literatura para apoiar competências de negociação, motivação e comunicação
1.3 - Práticas emergentes de literacia da criança
1.4 - Competência sócio-cultural no ensino / aprendizagem da LE
1.5 - Rotina diária da criança e interação em sala de aula
2. - Ensino / Aprendizado do inglês como língua estrangeira (Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico)
2.1 - Metodologia
2.2 - Abordagem global
2.3 - Competências integradoras, ativas e interativas
2.4 - Método de imersão na aprendizagem da língua (Stephen Krashen)
2.5 - Ensino / aprendizagem da língua materna e do inglês como língua estrangeira
2.6 - Inovação/Media e criatividade
2.7 - "Openings to texts" (linguagem verbal e não-verbal)
2.8 - jogos (jigsaws, puzzles, multimedia games)
2.9 - Songs (e.g. canções de embalar) e rimas infantis
2.10 - "Limericks", trava-línguas, anedotas
2.11 - Planificação
2.12 - Planificação a longo e curto prazo
2.13 - Planificação de aula
2.14 - Objetivos gerais e específicos
2.15 - Conceções / pressupostos (ou seja, idiossincrasias dos professores e alunos: faixa etária, competência linguística, capacidade de atenção)
2.16 - Estratégias
2.17 - Funções da linguagem
2.18 - Atividades e fases (apresentação, prática, produção)
2.19 - Materiais (autenticidade, legibilidade, acessibilidade)
3. - Língua Inglesa
3.1 - Variedades do Inglês (Br. English / Am. English / Englishes)
3.2 - Norma e Uso - revisão, consolidação e aquisição de itens gramáticais com referência às necessidades e interesses dos estudantes
3.3 - Acuidade mecânica
3.4 - Consciência discursiva e textual
3.5 - Níveis de significação (fonologia, grafologia, coesão, coerência, léxico, semântica e cultura): "ways-in to texts"
4. - Gramática inglesa (revisão intensiva: morfologia e sintaxe)

Bibliografia / Fontes de Informação:

A. Chamot, et al , 1999 , The Learning Strategies Handbook , Longman
K. Charner , 1996 , The Giant Encyclopedia of Circle Time and Group Activities for Children 3 to 6: Over 600 Favourite Circle Time Activities, , Griphon House
K. Hayes, R. Creange , 2001 , Classroom Routines that Really Work for Prek and Kindergarten, Teaching Strategies Books , Scholastic.
M. Prensky , 2012 , From Digital Natives to Digital Wisdom: Hopeful Essays for 21st Century Learning , Corwin, California
T. Woodward, P. Ur , 2001 , Planning Lessons and Courses: Designing Sequences of Work for the Language Classroom, Cambridge University Press, Cambridge. , Cambrigde: CUP
M. Rinvolucri , 1985 , Grammar Games : Cognitive, Affective and Drama Activities for EFL Students , Cambridge: CUP
S. Philips , 1993 , Young Learners , Oxford: OUP

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação:

Metodologia de Avaliação:
Será promovido um currículo centrado no estudante / aprendente. Serão sugeridas diversas atividades para o desenvolvimento de competências linguísticas, culturais e literárias dos estudantes (práticas de literacia emergentes no ensino precoce do inglês como língua estrangeira). Abordagem centrada no método "Aprender fazendo", colaborativa e interativa. No final da UC o estudante deve ser capaz de: (1) reconhecer e analisar diferentes formas de textos escritos e orais em inglês (ex. escolha lexical e sintáctica, estrutura, forma e linguagem especializada);(2) usar um léxico diversificado e funções da linguagem relacionadas com a comunicação interpessoal e profissional; (3)reconhecer diferentes formas de abordar o público-alvo; 4) conceber e apresentar um plano de aula em fórum que inclui (i) uma secção de IT, (ii) materiais dirigidos ao público-alvo; e (iii) a apresentação da pesquisa sobre a abordagem teórica para apoiar o plano de aula.A avaliação compreende um projeto

Regente da Disciplina:

Alcina Maria Pereira de Sousa