Disciplina: Matemática para o Ensino

Área Científica:

Área de Docência

HORAS CONTACTO:

60 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Comprender as transformações geométricas utilzando o Geogebra.
2 - Operar com frações utilizando materiais manipuláveis.
3 - Compreender a noção de ângulo, ângulos convexos, côncavos, adjacentes. Soma de ângulos.
4 - Compreender e utilizar métodos da História da Matemática para multiplicar e dividir.
5 - Compreender e vivenciar diferentes metodologias de ensino da matemática, como sejam flipped classroom, project based learning, problem based learning, game based learning, gamification, pair programming, entre outras.

Conteúdos / Programa:

1 - Transformações Geométricas com o Geogebra.
2 - Operações com frações utilizando materais manipuláveis.
3 - Ângulos com manipuláveis.
4 - Multiplicação e Divisão utilizando a História da Matemática.
5 - Diferentes Metodologias de ensino.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Fernandes, E. (Org.) , 2013 , Aprender Matemática e Informática com Robots , UMa
Caraça, B. J. , (s.d) , Conceitos fundamentais de Matemática , Lisboa: Fotogravura Nacional.
Kukulska-Hulme, A. et al. , 2024 , Innovating Pedagogy 2024: Open University Innovation Report 12 , Milton Keynes: The Open University
Monteiro, C. & Pinto, H. , 2012 , Sequência de Tarefas para o ensino e aprendizagem da multiplicação e da divisão de números racionais não negativos , Lisboa: APM
Prensky, M. , 2001 , Digital natives, digital immigrants ,
Santos, J. C. , 2014 , Números , Universidade do Porto
Veloso, E. , 2012 , Simetrias e Transformações Geométricas , Lisboa: APM
Veloso, E. , 2014 , Conexões da Geometria: A Recta Real , Lisboa: APM
Palhares, P. , 2004 , Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico , Lidel
Fernandes, D. , 1994 , Educação Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico: aspectos inovadores , Porto Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino utilizadas nestas aulas são elas próprias conteúdos de aprendizagem. Assim, a abordagem metodológica adotada nesta unidade curricular assume um papel duplo: por um lado, constitui o meio através do qual os conteúdos são explorados; por outro, representa, ela própria, objeto de estudo e reflexão crítica por parte dos estudantes. Os estudantes vivenciam e analisam os pressupostos de diferentes metodologias ativas (flipped classroom, project based learning, problem based learning, game based learning, gamification, pair programming) sendo as aulas organizadas de forma a promover a aprendizagem experiencial, colaborativa e centrada no estudante. A avaliação será contínua, sem que isto signifique que os estudantes se sintam continuamente avaliados. Por um lado, pretende-se dar ênfase ao aspeto formativo da avaliação e por outro, integrar diversas prestações dos estudantes em diferentes momentos e relativamente a diferentes problemáticas na unidade curricular. A avaliação será contínua atendendo a que permanentemente será dado feedback sobre o trabalho realizado pelos estudantes com o propósito de promover aprendizagem. Os instrumentos de avaliação são: Participação nas aulas (25 %); Relatório sobre uma das atividades propostas (25 %) e Trabalho final (50 %).