Disciplina: Literatura para a Infância

Área Científica:

Área de Docência

HORAS CONTACTO:

60 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Aprofundar os fundamentos epistemológicos da literatura para a infância;
2 - Conhecer alguns aspectos da evolução histórica da literatura infantil em Portugal e na literatura ocidental;
3 - Identificar os principais géneros para crianças e as novas tendências deste 'corpus';
4 - Saber caracterizar o panorama editorial e, em especial, os livros infantis de autores contemporâneos;
5 - Conhecer o panorama da literatura para a infância lusófona e as suas características;
6 - Adquirir competências metodológicas para promover a leitura para crianças;
7 - Ser capaz de avaliar e analisar um texto literário para crianças e promover a sua leitura entre as crianças.

Conteúdos / Programa:

1 - Definição, contextos e géneros da literatura para crianças;
1.1 - Definição, contextos e géneros da literatura para crianças.
2 - A literatura instrutiva-educacional no século XIX e do século XX, em Portugal.
3 - Os recursos inovadores e distintivos da literatura portuguesa e estrangeira contemporânea: tendências, temas, personagens e espaços.
4 - O mundo do livro hoje: narrativa, poesia, álbum ilustrado: mudanças positivas e aspetos problemáticos.

Bibliografia / Fontes de Informação:

BARRETO, António Garcia , 2002 , Dicionário de Literatura Infantil Portuguesa , Campo das Letras
BARRETO, Garcia , 1998 , Literatura para crianças e jovens em Portugal , Campo das Letras
BASTOS, Glória , 1999 , Literatura Infantil e Juvenil , Universidade Aberta
CAGNETTI, Sueli, SILVA, Cleber , 2013 , Literatura Infantil-Juvenil: Diálogos Brasil-África , Autêntica Editora
DIOGO, Américo António Lindeza , 1994 , Literatura Infantil ? História, Teoria, Interpretações , Porto Editora
GOMES, José António , 1991 , Literatura para crianças e jovens. Alguns percursos , Caminho
GOMES, José António , 1996 , Da nascente à voz ? contributos para uma pedagogia da leitura , Caminho
MESQUITA, Armindo (coord.) , 2002 , Pedagogias do imaginário. Olhares sobre a Literatura Infantil , Edições Asa
Mesquita, Armindo T. , 1999 , A estética da recepção na literatura infantil , Universidade de trás-os-Montes e Alto Douro

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Debate do programa, leitura em voz alta de passagens com projeção de imagens e ilustrações; organização de momentos de discussão de temas de interesse para os alunos. Durante as aulas não serão focados a totalidade dos assuntos e estudos das obras e bibliografia sujeitos a avaliação mas os discentes deverão complementar o conhecimento de argumentos e conceitos mais importantes pelo estudo autónomo. Serão apresentados temas, autores e livros que não serão objeto direto de avaliação mas cujo conhecimento permite o desenvolvimento da capacidade de analisar, avaliar e escolher os livros em contexto de aula. No curso o professor poderá usar TIC para a comunicação com os alunos, a partilha de documentos e a constituição de 1 forum de debate. Durante o semestre, serão comunicadas propostas e iniciativas para complementar o curso, por exemplo, seminários, conferências. Avaliação [incluindo auto-avaliação] e ponderação: participação assiduidade (20%) recensão crítica (30%) ensaio crítico (50%)