Disciplina: Fundações
Área Científica:
Engenharia Civil
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre fundações de estruturas para a atividade profissional na área de projeto e na área de produção (direção de obra e fiscalização).
2 - Compreender a importância da caraterização geotécnica para o projeto de fundações, conhecer os principais métodos de ensaio de campo e de laboratório e estimativa de valores de parâmetros geotécnicos necessários para o projeto.
3 - Conhecer os principais tipos de fundações, particularidades e tecnologias construtivas.
4 - Adquirir conhecimentos fundamentais para o dimensionamento de fundações superficiais e profundas. Verificação da segurança aos Estados Limites Últimos e de Serviço de acordo com o Eurocódigo 7.
Conteúdos / Programa:
1 - Caracterização geotécnica. Ensaios de campo e ensaios de laboratório para caracterização física e mecânica de solos e rochas. Principais parâmetros geotécnicos para o projeto de fundações. Zonamento geotécnico.
2 - Bases do projeto geotécnico. Coeficientes de segurança globais e parciais. Introdução ao Eurocódigo 7. Estados Limites Últimos (ELU) e Estados Limites de Serviço (ELS).
3 - Fundações Superficiais: Capacidade resistente. Comportamento em serviço. Dimensionamento de fundações superficiais de acordo com o Eurocódigo 7. Redução e controlo dos assentamentos. Interação solo-estrutura.
4 - Fundações profundas: Soluções e tecnologias construtivas. Estacas isoladas e maciços de estacas. Efeito de grupo em estacas. Estados limites e métodos de dimensionamento. Dimensionamento de estacas sob ações verticais e horizontais. Avaliação da capacidade resistente e previsão de deslocamentos. Ensaios de carga. Controlo de qualidade.
5 - Patologias de fundações.
Bibliografia / Fontes de Informação:
J.E. Bowles , 1996 , Foundation Analysis and Design , McGraw-Hill
M. Matos Fernandes , 2015 , Mecânica dos Solos. Vol. II: Introdução à engenharia geotécnica , FEUP
M. Matos Fernandes , 2020 , Analysis and Design of Geotechnical Structures , CRC PRESS
D.A. Velloso; F.R. Lopes , 2002 , Fundações. Vol. 2: Fundações Profundas , Oficina de Textos
J. Brito; J.D. Silvestre; R.C. Gomes , 2021 , Tecnologia de contenções e fundações , LIDEL
J. Milititsky; N.C. Consoli; F. Schnaid , 2014 , Patologia das fundações , Oficina de Textos
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Aulas teóricas e teórico-práticas, incluindo exposição dos conteúdos indicados no programa e realização de exercícios para aplicação dos conceitos e consolidação de conhecimentos. Metodologia de Avaliação: Avaliação quantitativa (0-20). Época Normal: Duas Frequências (peso de 40% cada, na classificação final) com questões teóricas e teórico-práticas, cobrindo os vários tópicos da unidade curricular, e permitindo avaliar a capacidade do aluno em relacionar as várias partes da matéria. Dois trabalhos individuais de resolução de problemas (peso de 10%, cada). Desta forma, o aluno pode, ao longo do semestre, avaliar o seu desempenho e mudar estratégias, caso seja necessário. Para aprovação na disciplina o aluno tem de obter classificação final superior ou igual a 9,5 valores. Época de Recurso e Especial: exame final que cobre os vários tópicos da unidade curricular.