Disciplina: Escavações e Estruturas de Suporte

Área Científica:

Engenharia Civil

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Adquirir conhecimentos essenciais sobre escavações e estruturas de contenção, necessários para a atividade profissional na área de projeto e na área de produção (direção de obra e fiscalização).
2 - Adquirir a capacidade de definir soluções de escavação e contenção, adequadas a diferentes cenários, com base nos métodos e regulamentação abordados.
3 - Conhecer as principais teorias e métodos para a análise da estabilidade de taludes naturais ou resultantes da escavação e soluções de estabilização.
4 - Conhecer os principais tipos de estruturas de suporte, particularidades, tecnologias construtivas e métodos de dimensionamento. Identificação dos Estados Limite Últimos e de Serviço e verificação da segurança, de acordo com o Eurocódigo 7.
5 - Compreender a importância da monitorização geotécnica, principais grandezas a medir e tipos de equipamentos utilizados para a medição.

Conteúdos / Programa:

1 - Taludes em maciços terrosos e rochosos. Análise de estabilidade. Método das fatias. Método dos blocos. Verificação da segurança e soluções de estabilização. Retro-análise.
2 - Pressões de terras, da água e sobrecargas sobre estruturas de suporte. Dimensionamento de muros de suporte de acordo com o Eurocódigo 7. Muros de gravidade, muros em consola. Estados limite. Estabilidade global, deslizamento, rotura no terreno de fundação, derrubamento, estabilidade interna.
3 - Estruturas de suporte flexíveis. Interação solo-estrutura e efeito de arco. Cortinas autoportantes, mono-apoiadas, multi-escoradas e multi-ancoradas. Soluções construtivas. Muros tipo Berlim, cortinas de estacas, paredes moldadas, cortinas de estacas-pranchas. Dimensionamento e importância do faseamento construtivo. Ancoragens pré-esforçadas. Estabilidade do fundo da escavação. Estabilidade global.
4 - Movimentos associados a escavações. Instrumentação e observação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

M. Matos Fernandes , 2015 , Mecânica dos Solos. Vol. II: Introdução à engenharia geotécnica , FEUP
M. Matos Fernandes , 2020 , Analysis and Design of Geotechnical Structures , CRC PRESS
J. Brito; J.D. Silvestre; R.C. Gomes , 2021 , Tecnologia de contenções e fundações , LIDEL
Malcolm Puller , 1996 , Deep Excavations: A Practical Manual , Thomas Telford
Eddie Bromhead , 2000 , The stability of slopes , CRC PRESS

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas teóricas e teórico-práticas, incluindo exposição dos conteúdos indicados no programa e realização de exercícios para aplicação dos conceitos e consolidação de conhecimentos. Metodologia de Avaliação: Avaliação quantitativa (0-20). Época Normal: Duas Frequências (peso de 40%, cada, na classificação final) com questões teóricas e teórico-práticas, cobrindo os vários tópicos da unidade curricular, e permitindo avaliar a capacidade do aluno em relacionar as várias partes da matéria. Dois trabalhos individuais de resolução de problemas (peso de 10%, cada). Desta forma, o aluno pode, ao longo do semestre, avaliar o seu desempenho e mudar estratégias, caso seja necessário. Para aprovação na disciplina o aluno tem de obter classificação final superior ou igual a 9,5 valores. Época de Recurso e Especial: exame final que cobre os vários tópicos da unidade curricular.