Disciplina: Sistemas Gráficos e Multimédia

Área Científica:

Informática

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Aprofundar o conhecimento de sistemas gráficos e de multimédia nas suas diferentes vertentes, tais como, métodos e tecnologias de representação, compressão e processamento de informação; transmissão de media; ferramentas de autoria; interação e aplicações multimédia
2 - Fornecer ao aluno uma base de conhecimento sólida e aprofundada dos diferentes paradigmas dos sistemas multimédia
3 - Implementar um protótipo de uma aplicação multimédia

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução geral e histórica da multimédia (perceção humana)
2 - Dispositivos de entrada e saída de media
3 - Modelos de cor
4 - Representação de dados e formatos de media digital (texto; áudio; imagens; vídeo)
5 - Imagens raster vs. imagens vetoriais
6 - Operações gráficas básicas em 2D (sistemas de coordenadas, linhas, polígonos, transformações)
7 - Princípios e técnicas de compressão de dados digitais (sem e com perdas)
8 - Processamento de dados digitais (e.g., filtros de imagem)
9 - Transmissão de media
10 - Aplicações multimédia (e.g., Hipermédia, ferramentas de autoria; realidade aumentada)
11 - Interação e interfaces multimédia
12 - Tendências atuais e futuras de sistemas multimédia

Bibliografia / Fontes de Informação:

Z.N. Li, M.S. Drew, J. Liu , 2014 , Fundamentals of Multimedia , Springer International Publishing
J.F. Hughes, A. Van Dam, J.D. Foley, M.McGuire, S. K. Feiner, D.F. Sklar, and K. Akeley , 2014 , Computer graphics: principles and practice , Pearson Education
D. Schmalstieg and T. Höllerer , 2015 , Augmented Reality: Principles and Practice , Addison-Wesley, USA
N.M. Ribeiro , 2012 , Multimédia e Tecnologias Interactivas , FCA, Editora de informática, Lisboa
Noble, Joshua , 2009 , Programming Interactivity: A Designer's Guide to Processing, Arduino, and Openframeworks , O'Reilly Media, Inc.
R. Szeliski , 2010 , Computer Vision: Algorithms and Applications , Springer

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
- Metodologia de Ensino: Aulas Teóricas e aulas práticas - Avaliação: Exame 50% e trabalho prático 50% (desenvolvimento de um protótipo de um sistema multimédia)