Disciplina: Sistemas e Tecnologias Interativos

Área Científica:

Informática

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Apresentar os princípios organizacionais básicos de software interativo
2 - Fornecer experiência de implementação de uma interface do utilizador
3 - Explorar técnicas de interação avançada e novos estilos de interação possibilitados pela tecnologia emergente (inclui diferentes dispositivos de entrada e saída, interface da aplicação e infraestrutura relacionada, bem como os padrões típicos de software e design usados para implementá-los (e.g., modelo MVC).)
4 - Introduzir tópicos avançados relacionados com o design de interfaces e interações não tradicionais (e.g., implementação de interfaces tangíveis).

Conteúdos / Programa:

1 - Dispositivos de entrada e saída
2 - Técnicas de avaliação (e.g., Fitts's Law)
3 - Gestão de geometria
4 - Gestão de eventos
5 - Padrões de arquitetura de software, por exemplo, Modelo-Vista-Controlador, objetos comando
6 - Escolha de estilos e técnicas de interação
7 - Padrões de design de interação: hierarquia visual, distância de navegação
8 - Apresentação de informação: navegação; representação e manipulação
9 - Técnicas de animação de interfaces
10 - Bibliotecas modernas de interfaces; construtores e ambientes de programação de interfaces gráficas
11 - Abordagens ao design, implementação e avaliação de interações sem rato, e.g., tecnologias wearable e tangíveis

Bibliografia / Fontes de Informação:

Alan Dix, Janet E. Finlay, Gregory D. Abowd, and Russell Beale , 2003 , Human-Computer Interaction , Prentice-Hall, Inc., Upper Saddle River, NJ, USA.
Julie A. Jacko , 2006 , Human-Computer Interaction Handbook: Fundamentals, Evolving Technologies, and Emerging Appli-cations (PART II ? Computers in HCI), , CRC Press, Inc., Boca Raton, FL, USA.
Bill Moggridge , 2012 , Designing Interactions , The MIT Press.
Manuel J. Fonseca, Pedro Campos e Daniel Gonçalves , 2017 , Introdução ao Design de Interfaces , FCA, Lisboa, Portugal.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
- Metodologia de Ensino: Aulas Teóricas e aulas práticas - Avaliação: demonstração e compreensão de conhecimento - Exame 50%; trabalho prático (desenvolvimento de um protótipo de um sistema interativo) - 50%