Disciplina: Computação Persuasiva

Área Científica:

Informática

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Aprender a variedade de abordagens nas quais a persuasão ocorre através da utilização de técnicas de Inteligência Artificial;
2 - Compreender e dominar o poder persuasivo das tecnologias interativas;
3 - Ser capaz de prototipar, implementar e avaliar um sistema ou uma alteração a um ambiente com o intuito de estimular ou manter uma mudança de crenças ou comportamentos, por exemplo reduzir enviesamentos cognitivos, adotar comportamentos mais saudáveis, ou atitudes pró-sociais.
4 - Aplicar os conhecimentos teóricos da computação persuasiva em situações concretas de indução de mudança comportamental.

Conteúdos / Programa:

1 - Esta é uma UC multidisciplinar, baseada em projetos, que aborda os fundamentos teóricos da computação persuasiva, aplicando-os ao desenho e avaliação de tecnologias e ambientes que têm por objetivo alterar as atitudes, emoções ou comportamentos dos utilizadores. Argumentação, lógica e persuasão
2 - Sistemas de indução de mudança comportamental
3 - Persuasão móvel e ubíqua
4 - Cognição e persuasão
5 - Interfaces persuasivas
6 - Tecnologias persuasivas em ambientes inteligentes
7 - Ferramentas de avaliação
8 - Aplicações: saúde e bem-estar

Bibliografia / Fontes de Informação:

B. J. Fogg , 2003 , Persuasive Technology: Using Computers to Change What We Think and Do. , Morgan Kaufmann
S. Wendel , 2014 , Designing for Behavior Change: Applying Psychology and Behavioral Economics. , O'Reilly

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A disciplina é fortemente baseada numa componente intensa de prototipagem rápida com iterações realizadas de modo a permitir melhorar os protótipos produzidos. Existem 4 projectos desenvolvidos fora da aula. São tipicamente entregues 1-2 semanas após serem apresentados. O exame final conta como 45% da nota final, com os restantes 55% a virem dos projectos e participação na aula.

Regente da Disciplina:

Pedro Filipe Pereira Campos