Disciplina: Iniciação à Prática Profissional I
Área Científica:
Iniciação à Prática Profissional
HORAS CONTACTO:
48 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Analisar a Lei de Bases do Sistema Educativo Português e debater sobre os princípios e valores que a sustentam.
2 - Refletir sobre a dinâmica curricular das últimas décadas em Portugal.
3 - Analisar situações de ensino e aprendizagem e refletir sobre os seus efeitos no processo de ensino/aprendizagem.
4 - Observar e analisar aspetos da realidade de instituições e espaços educativos.
5 - Refletir sobre as problemáticas do ensino da matemática no que respeita a observar e analisar contextos e situações de sala de aula.
6 - Desenvolver capacidades de questionamento, problematização e espírito crítico no contexto da educação, nomeadamente no que respeita à educação matemática.
Conteúdos / Programa:
1 - Análise da Lei de Bases do Sistema Educativo Português.
2 - Perspetiva histórica da evolução curricular em Matemática em Portugal.
3 - Estratégias de observação e análise de aulas.
4 - Reflexão crítica sobre a observação de aulas.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Moreira, A. F., & Macedo, E. F. (Orgs.). , 2002 , Currículo, Práticas Pedagógicas e Identidades , Porto Editora
Carvalho, C.; Sousa, F. & Pintassilgo, J. , 2005 , A educação para a cidadania como dimensão transversal do currículo escolar , Porto: Porto Editora.
Ministério da Educação , 2012 , A Matemática na educação básica , DGE
Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa , 2023 , Lei de bases do sistema educativo , Ministério Público
Carvalho, A. M. P. , 1988 , A formação do professor e a prática de ensino , Biblioteca pioneira de Ciências Sociais
Ponte, J. P. , 2004 , Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática , DGE
Villas Boas, B. M. F. , 2006 , Portefólio, avaliação e trabalho pedagógico , Edições ASA
Ponte, J. P., Costa, F., Lopes, H., Moreirinha, O. & Salvado, D. (Org.s) , 1997 , Histórias da aula de Matemática , Lisboa: APM
Quaresma, M., Ponte, J. P., Baptista, M. & Mata-Pereira, J. , 2014 , O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional , Braga: APM
DGE , 2018 , Aprendizagens Essenciais - Ensino Secundário , DGE
DGE , 2018 , Aprendizagens Essenciais - Ensino Básico , DGE
G. Oliveira Martins et al. , 2017 , Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória , DGE
DGE , 2018 , Autonomia e flexibilidade curricular , DGE
Ponte, J. P. , 2014 , Práticas profissionais dos professores de Matemática. Uma estratégia de formação de professores , Lisboa: IEUL
Estrela, A. , 2010 , Teoria e prática da observação de classes. Uma estratégia de formação de professores , Porto Editora
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As aulas incluem momentos dedicados à introdução ou síntese dos temas estudados, e outras, mais frequentes, são de natureza prática. Nas aulas teórico-práticas os futuros professores analisam e discutem sobre o sistema educativo e o atual currículo de Matemática em Portugal, bem como analisam episódios de sala de aula, recolhidos no trabalho de campo ou apresentados em vídeo ou textos, de forma a refletir sobre a prática docente. A avaliação é contínua e formativa e são considerados elementos de avaliação a apresentação de um portefólio com um peso de 40% na classificação final e dois trabalhos em grupo, cada um com peso de 30% na classificação final. Na época de recurso/melhoria somente a nota do portefólio pode ser recuperada. Obtém aprovação na disciplina quem tenha nota final superior ou igual a 9,5 valores.