Disciplina: Ensino da Matemática para a Inclusão
Área Científica:
Didática
HORAS CONTACTO:
48 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Compreender a amplitude do conceito de diversidade no contexto educativo, incluindo fatores associados à funcionalidade, participação e aprendizagem;
2 - Analisar a evolução das políticas públicas de educação inclusiva em Portugal, bem como reconhecer os indicadores que a condicionaram;
3 - Identificar o percurso histórico da educação especial à educação inclusiva, com foco nos princípios de equidade, participação e pertença;
4 - Conhecer e aplicar práticas pedagógicas diferenciadas e flexíveis que respondam às necessidades dos alunos, respeitando os princípios de inclusão;
5 - Elaborar um plano educativo individualizado que promova o envolvimento e o sucesso de todos os alunos, com base em medidas universais, seletivas e adicionais;
6 - Conceber instrumentos de avaliação diversificados, ajustados a diferentes perfis de aprendizagem, promovendo a equidade na avaliação.
Conteúdos / Programa:
1 - Diversidade funcional e inclusão educativa.
2 - Educação inclusiva na história e na sociedade: da segregação à inclusão.
3 - Políticas públicas e enquadramento legal da educação inclusiva em Portugal.
4 - Estratégias pedagógicas inclusivas e diferenciação curricular.
5 - Ensino da Matemática em contextos de diversidade de aprendizagem (ex.: alunos com deficiência visual, alunos surdos, mobilidade reduzida, perfis neurológicos diversos - como autismo, TDAH, dislexia, etc. -, entre outros).
6 - Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.
6.1 - Plano Educativo Individual (PEI).
6.2 - Definição de objetivos de aprendizagem inclusivos.
6.3 - Avaliação pedagógica adaptada e diversificada.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Costa, L. M. , 2013 , Inclusão e necessidades educativas especiais: um guia para professores e educadores , Porto Editora
Freeman, A. and Gray, H. , 1989 , Organizing special educational needs: a critical approach , London: Paul Chapman.
Nielson, L. B. , 2000 , Necessidade Educativas Especiais na Sala de aula: Um guia para Professores , Porto Editora
Mesquita, M. H. F. P. , 2001 , Educação Especial em Portugal no último quarto do século XX , Universidad de Salamanca
Lerner, L. , 1997 , Learning disabilities: theories, diagnosis, and teaching strategies , New York: Houghton Mifflin Company
Valle, J. W. and Connor, D. J. , 2014 , Ressignificando a Deficiência: da abordagem social às práticas inclusivas na escola , McGrawHill Education
Harwell, J. M. , 1995 , Complete learning disabilities handbook: readuy-to-use teaching learning-handicapped students , New York: The Center for Applied Research in Education
Pereira, F. (coord.), Crespo, A., Trindade, A. R., Cosme, A., Croca, F., Breia, G., Franco, G., Azevedo, H., Fonseca, H., Micaelo, M., Reis, M. J., Saragoça, M. J., Carvalho, M. e Fernandes, R. , 2018 , Para uma Educação Inclusiva - Manual de apoio à prática , ME/DGE
Madureira, I. P. e Leite, T. S. , 2003 , NEE , Universidade Aberta
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino adotadas nesta unidade curricular articulam momentos teóricos com abordagens práticas, promovendo a participação ativa dos mestrandos e a aplicação dos princípios da educação inclusiva. As sessões combinam exposições orientadas, análise de casos reais e seminários com especialistas convidados, permitindo o aprofundamento dos temas e o contacto direto com contextos educativos diversos. A avaliação é contínua e tem um caráter formativo, valorizando o progresso individual dos estudantes, a capacidade de articulação entre teoria e prática e o desenvolvimento de propostas pedagógicas inclusivas. A distribuição das notas será a seguinte: 30% para a elaboração de um instrumento de avaliação e uma atividade didática adaptada a um perfil de aprendizagem específico, conforme a legislação; 30% para a entrega de um relatório que descreva os temas abordados nas aulas de seminário; 30% para uma frequência e 10% para a participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula.