Disciplina: Didática da Matemática II
Área Científica:
Didática
HORAS CONTACTO:
128 Horas
NÚMERO DE ECTS:
11,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1. - Operacionalizar os documentos ministeriais e diretrizes de referência na planificação de tarefas matemáticas.
2. - Explorar diferentes temas da Matemática utilizando materiais manipulativos e tecnologias, refletindo sobre possíveis metodologias de trabalho em sala de aula.
3. - Analisar, selecionar e conceber tarefas e sequências de tarefas para a aprendizagem da Matemática no 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário, utilizando materiais manipuláveis e tecnologias.
4. - Reconhecer a importância das conexões matemáticas entre conteúdos e procedimentos.
5. - Trabalhar de forma autónoma e colaborativa, assumindo uma perspetiva de desenvolvimento profissional permanente.
Conteúdos / Programa:
1. - Didática específica dos grandes temas curriculares. Nesta unidade curricular os alunos terão a oportunidade de explorar e construir propostas para a aula de matemática, incidindo no estudo dos aspetos didáticos para os diferentes temas matemáticos. Numa perspetiva integradora, procurar-se-á discutir a utilização de diferentes recursos (tecnológicos e não tecnológicos) bem como possíveis metodologias de trabalho a serem adotadas em contexto de sala de aula.
1.1 - Abordagem didática ao estudo da Geometria: Metodologia de trabalho em sala de aula (Sala de Aula Invertida) e materiais didáticos e novas tecnologias do ensino da Geometria (Geogebra, seus aplicativos e tarefas; calculadora).
1.2 - Abordagem didática ao estudo do Número: Metodologias de trabalho em sala de aula (Aprendizagem mediada por Jogos e Gamificação) e materiais didáticos e novas tecnologias no ensino da Geometria (Calculadoras, Sensores, Jogos).
1.3 - Abordagem didática ao estudo da Estatística e Probabilidades: Metodologia de trabalho em sala de aula (Aprendizagem baseada em Projetos) e materiais didáticos e novas tecnologias no ensino da Estatística e Probabilidades (Calculadoras, PorData).
1.4 - Abordagem didática ao estudo da Álgebra: Metodologia de trabalho em sala de aula (Inquiry Based Learning) e materiais didáticos e novas tecnologias no ensino da Álgebra (Geogebra, Calculadoras físicas e online, sensores, robôs).
2. - Conexões Matemáticas. Nesta unidade os alunos terão oportunidade de explorar tarefas para a aula de matemática visando conexões entre diferentes conteúdos programáticos e refletir sobre a importância das conexões para a aprendizagem.
Bibliografia / Fontes de Informação:
National Council of Teachers of Mathematics (NCTM) , 2007 , Princípios e normas para a matemática escolar , APM
Grupo de Trabalho T3 , 2014 , Problemas e investigações com Tecnologia - Funções , Lisboa: APM
APM , 2017 , Princípios para a ação , Lisboa: APM
Martins, G. O. (Coord.), Gomes, C. A. S., Brocardo, J. M. L., Pedroso, J. V., Carrillo, J. L. A., Silva, L. M. U., Encarnação, M. M. G. A., Horta, M. J. V. C., Calçada, M. T. C. S., Nery, R. F. V. e Rodrigues, S. M. C. V. , 2017 , Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória , DGE
Canavarro, A.P.; Nunes, C.; Nunes, D. & Alves, S. , 1992 , Fractais no Ensino Secundário , Lisboa: APM
Fernandes, E. (Org.) , 2013 , Aprender Matemática e Informática com Robots , UMa
Caraça, B. J. , (s.d) , Conceitos fundamentais de Matemática , Lisboa: Fotogravura Nacional.
Lopes, A. V., et. al. , 1990 , Actividades Matemáticas para a sala de aula , Lisboa: Texto Editora
DGE , 2023 , Aprendizagens Essenciais de Matemática - Ensino Secundário , DGE
DGE , 2021 , Aprendizagens Essenciais de Matemática - 3.º ciclo do Ensino Básico , DGE
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As aulas desta UC incluem sessões teóricas, dedicadas à introdução ou síntese dos vários temas estudados, e outras, mais frequentes de natureza prática. A reflexão e a discussão são elementos fundamentais do trabalho realizado. A atividade dos alunos desempenha um papel central nas aulas e pode assumir diversas formas: trabalho prático, participação em discussões, preparação de apresentações, incluindo momentos de dinamização das próprias aulas. A participação nas atividades inclui frequentemente a utilização de material de apoio, nomeadamente textos e outros documentos escritos, materiais manipuláveis e recursos audiovisuais e tecnológicos. A avaliação assume um caráter contínuo e formativo, sendo considerados os seguintes elementos e respetivas ponderações: dois relatórios em grupo (25% cada); um trabalho escrito individual (30%) e duas apresentações orais (10% cada).