Disciplina: Prática de Ensino Supervisionada
Área Científica:
Iniciação à Prática Profissional
HORAS CONTACTO:
704 Horas
NÚMERO DE ECTS:
52 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1. - Desenvolver a capacidade de trabalho cooperativo e assumir na sua prática uma perspetiva profissional tendo um comportamento mais produtor que reprodutor, desenvolvendo a reflexão e o espírito crítico, a criatividade, a tomada de decisão e a capacidade de adaptação a diferentes contextos.
2. - Aplicar os conhecimentos científicos e metodológicos adquiridos nas diferentes componentes de formação de uma forma integrada e interdisciplinar.
3. - Planificar, adequar e integrar propostas pedagógicas inovadoras, assentes em práticas alinhadas com as recomendações da investigação em educação matemática, com uma orientação assente nos pressupostos do ?Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória?.
4. - Conceber e concretizar um estudo de investigação em educação matemática, contextualizado no âmbito da prática de ensino supervisionada.
Conteúdos / Programa:
1. - A Prática de Ensino Supervisionada na Escola.
1.1 - Planificação, implementação e avaliação de aulas, em articulação com as variáveis situacionais específicas dos contextos da prática profissional.
1.2 - Diários de bordo e reflexão crítica sobre a prática.
1.3 - Ética profissional e responsabilidade docente.
1.4 - Atividades de intervenção na comunidade e meio escolar.
2. - Investigação em Educação Matemática.
2.1 - O papel da investigação em Educação Matemática na melhoria da prática letiva do professor de matemática.
2.2 - Conceção e concretização de um estudo de investigação em educação matemática, contextualizado no âmbito da prática de ensino supervisionada.
Bibliografia / Fontes de Informação:
APM , 1991 , Normas para o Currículo e Avaliação em Matemática Escolar (tradução dos Standarts do NCTM) , APM/IIE
Martins, G. O. (Coord.), Gomes, C. A. S., Brocardo, J. M. L., Pedroso, J. V., Carrillo, J. L. A., Silva, L. M. U., Encarnação, M. M. G. A., Horta, M. J. V. C., Calçada, M. T. C. S., Nery, R. F. V. e Rodrigues, S. M. C. V. , 2017 , Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória , DGE
Amado, J. (Coord.). , 2014 , Manual de Investigação Qualitativa em Educação , Imprensa da Universidade de Coimbra.
DGE , 2023 , Aprendizagens Essenciais de Matemática - Ensino Secundário , DGE
DGE , 2021 , Aprendizagens Essenciais de Matemática - 3.º ciclo do Ensino Básico , DGE
Gonçalves, S. P; Gonçalves, J. P. & Marques, C. G. , 2021 , Manual de Investigação Qualitativa: conceção, análise e aplicações , Editora Pactor
Roldão, M. C., Peralta, H. & Martins, I. P. , 2017 , Currículo do Ensino Básico e do Ensino Secundário: Para a Construção de Aprendizagens Essenciais Baseadas no Perfil dos Alunos , MEC
Lima de, J. A. & Pacheco, J. A. (orgs.) , 2006 , Fazer Investigação: contributos para a elaboração de dissertações e teses , Porto Editora
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Esta unidade curricular visa a formação de professores de matemática reflexivos e autónomos, capazes de investigar a sua ação e de promover uma educação matemática de qualidade. Neste sentido, o feedback fornecido ao professor estagiário deve ser específico, construtivo e orientado para o seu desenvolvimento profissional. Isso inclui a análise das estratégias de ensino, da interação com os alunos, da clareza das explicações e da capacidade de adaptação às necessidades das turmas, nas quais desenvolve a prática. Uma das metodologias de ensino mais importantes é a reflexão contínua sobre a prática. Essa reflexão deverá ser sustentada em literatura de referência no domínio da educação matemática. Assim sendo, o estagiário é incentivado a manter um diário de bordo, no qual regista as suas experiências, projeta as suas reflexões críticas e as suas conceções sobre a sua prática. Esse processo ajuda a identificar padrões de ensino, a pensar sobre o que funcionou e o que precisa ser ajustado, desenvolvendo uma atitude autocrítica. A metodologia de ensino no contexto de estágio constitui-se um processo dinâmico e colaborativo, que envolve a experiência prática, a reflexão crítica e a orientação contínua. O objetivo é preparar o estagiário para enfrentar os desafios da profissão docente com competência, ética e criatividade, capacitando-o a tornar-se um profissional reflexivo e inovador. A avaliação da Prática de Ensino Supervisionada, expressa numa escala de 0 a 20 valores, é obtida através de uma média ponderada da classificação obtida no desempenho da prática de ensino supervisionada na escola (com um peso de 60% na classificação final da unidade curricular) e da classificação obtida no relatório final com defesa pública (com peso de 40%), conforme definido no regulamento específico deste ciclo de estudos.