Disciplina: Sociologia da Educação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Pretende-se nesta disciplina a aquisição de uma inteligibilidade e de um pensamento crítico no que concerne às principais correntes e respectivos teóricos na área da sociologia da educação. Assim, este estudo será apoiado quer pelos resultados das investigações efectuadas nos contextos educativos, quer pela análise crítica de textos dos autores seleccionados. Importa ainda ressalvar que esta disciplina se orienta por um pluralismo conceptual e epistemológico que atualmente tem caracterizado a sociologia contemporânea das organizações educativas e, nesta perspectiva, reconhece-se que não faz hoje sentido o isolamento e a incomunicabilidade entre paradigmas.

De seguida com a análise da realidade educativa, pretende-se relevar alguns dos aspectos que evidenciam as desigualdades do sistema educativo, assim como os problemas que afectam atualmente os intervenientes no contexto escolar. Esta abordagem tem como objetivo sensibilizar e permitir uma reflexão centrada na diversidade das instituições, contextos e atores educativos com o objectivo de possibilitar o planeamento de soluções plausíveis e consistentes, sustentadas por um quadro teórico e conceptual de referência.

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Conteúdos / Programa:

Introdução à Sociologia; conceito, evolução e método.

Socialização;Construção social da Educação.

Perspectivas sociológicas e conceitos operatórios:Emile Durkheim, Max Weber, Karl Marx.

Pierre Bourdieu e Jean Claude-Passeron - O impacto das desigualdades sociais e culturais no aproveitamento escolar.

Christian Baudelot e Roger Establet: a escola como reprodutora da estrutura de classes.

Desafios sociais e políticos da educação contemporânea:O papel da Educação Física na educação escolar.

Conceito de igualdade em Educação.Igualdade formal e igualdade real; entre a teoria e a prática.

Promoção da igualdade de aproveitamento no contexto da Educação Física.

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Bibliografia / Fontes de Informação:

BENTO, J. & LEBRE, E (2004), Professor de Educação Física: Ofícios da Profissão.(s.l.): FADEUP

FORMOSINHO, J. (1998), A Construção Social da Educação Escolar, 2ª ed. Col. Biblioteca Básica de Educação enEnsino, Rio Tinto: ASA.

FREITAS, A, (2011). Entre o Tabu e o Sucesso - O Caso da educação diferenciada por Género, Porto: Papiro Editora.

MÓNICA, M. F., (s.d.) Escola e Classes Sociais ( Antologia ), Lisboa: Editorial Presença.

MENDONÇA, A. (2009) O Insucesso Escolar: Políticas Educativas e Práticas Sociais, Lisboa : Pedago.

STOER, Stephen ; SILVA, Pedro, (orgs.)(2005) Escola-Família - Uma Relação em Processo de Reconfiguração. Col. Ciências da Educação. Porto: Porto Editora.



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Métodos e Critérios de Avaliação:

1. Um teste com a ponderação de 50 %.

1. Um trabalho (50%)

   Escrita (25%)

   Apresentação oral (10%) suporte digital

   Cassificação individual (15%)

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