Objetivos Gerais:
1) Adquirir e aplicar conhecimentos didáticos no âmbito do ensino dos Desportos de Combate, Desportos na Natureza e dos Desportos de Raquete em atividades relativas à Educação Física;
2) Desenvolver uma atitude de autoanálise crítica alicerçada em variáveis decorrentes do estudo da eficácia pedagógica;
3) Planear unidades didáticas utilizando os conteúdos dos Desportos de Combate, Desportos na Natureza e dos Desportos de Raquete;
4) Desenvolver competências profissionais no âmbito da lecionação dos Desportos de Combate, Desportos na Natureza e dos Desportos de Raquete;
5) Valorizar a dimensão humana e cultural do Desporto, cultivando a competência desportiva e entusiasta.
Conteúdos / Programa:
1 - Desportos de Combate
1.1 - Contextualização das potencialidades dos Desportos de Combate no âmbito do Sistema Educativo (ensino básico e secundário).
1.1.1 - Análise crítica entre o que está plasmado no Programa Nacional de Educação Física dos diferentes níveis de ensino e a realidade das Escolas Básicas e Secundárias da Região Autónoma da Madeira.
1.1.2 - Análise das resistências que se colocam à implementação dos Desportos de Combate nas Escolas e formas de as ultrapassar.
1.2 - O ensino/aprendizagem dos Desportos de Combate (ênfase ao nível do Judo e da Luta), no que concerne:
1.2.1 - História e influências sociológicas que condicionaram a sua actual expressão. O imaginário sociocultural e a dificuldade em distinguir as Artes Marciais dos Desportos de Combate;
1.2.2 - Regulamentos e segurança da atividade como um fator decisivo na otimização do potencial dos Desportos de Combate em contexto escolar;
1.2.3 - Instalações, equipamentos e material a utilizar/adaptar sendo sempre garantidas as questões de segurança adequadas a cada situação específica;
1.2.4 - Variáveis fundamentais a equacionar no ?combate em pé? e no ?combate no solo? aprofundando a formação específica obtida ao nível da Licenciatura, através da análise contextualizada, numa perspetiva ecológica, da relação centro de massa/base de apoio e dos fatores de otimização da aplicação de forças
1.3 - Unidade(s) didáctica(s) de Desportos de Combate ?mono e poli temáticas? - vantagens e desvantagens. Contextualização em diferentes níveis de ensino e objetivos a atingir.
1.4 - Análise de situações (ênfase no diagnóstico, prescrição e controlo) em diferentes contextos, explorando as potencialidades dos ?jogos de combate? como polo atrator das dinâmicas de estudo e experimentação, relativamente ao conhecimento do eu e à relação com o outro em situações críticas (nomeadament
2 - Desportos na Natureza
2.1 - Potencialidades dos Desportos na Natureza em termos educativos e estratégias de implementação destas no Sistema Educativo
2.1.1 - Comportamentos predominantemente solicitados (compreensão da dinâmica do meio e interpretação dos indicadores do que se está a passar, montagem de estratégias adequadas e operacionalização de estratégias para responder a um problema);
2.1.2 - Dificuldades e obstáculos à implementação destas atividades na escola (saída do espaço da escola, domínio das situações, imaginários e riscos associados).
2.2 - O ensino/aprendizagem nos Desportos na Natureza no que concerne:
2.2.1 - História e evolução da conceção destas atividades e implicações na sua expressão atual;
2.2.2 - Organização, Segurança e Gestão do Risco (procedimentos, gestão de material e estratégias de intervenção do orientador aplicadas às atividades náuticas e de montanha);
2.2.3 - Instalações no contexto da escola e em contexto real, escolha e utilização dos equipamentos adequados;
2.2.4 - Variáveis fundamentais a equacionar no processo ensino aprendizagem (domínio das variáveis inerentes ao contexto, à situação e ao indivíduo e gestão destas de modo a solicitar os comportamentos pretendidos).
2.3 - Unidade(s) didáctica(s) de Desportos na Natureza mono e poli temáticas - vantagens e desvantagens. Contextualização em diferentes níveis de ensino e objetivos a atingir.
2.4 - Análise de situações típicas dos Desportos na Natureza e sua aplicação em diferentes contextos.
3. - Desportos de Raquete
3.1 - Contextualização das potencialidades dos Desportos de Raquete no âmbito do Sistema Educativo (ensino básico e secundário).
3.1.1 - Análise Crítica relativa aos conteúdos de Desportos de Raquete plasmados nos programas de Educação Física nos Ensinos básico e secundário. A importância destes Desportos no contexto do Desporto Escolar.
3.2 - O ensino/aprendizagem dos Desportos de Raquete, no que concerne:
3.2.1 - História e influências sociológicas que condicionaram a sua atual expressão, nomeadamente o caráter elitista de algumas destas modalidades e sua transformação ao longo do tempo.
3.2.2 - Regulamentos e segurança das atividades. Formas de prevenir ou minimizar possíveis acidentes, em particular no Badminton
3.2.3 - Instalações, equipamentos e material a utilizar/adaptar. Práticas correntes e o que pode e deve ser feito em termos de adaptação às condições físicas das Escolas Básicas e Secundárias da Região Autónoma da Madeira.
3.2.4 - Variáveis fundamentais a equacionar no processo ensino aprendizagem, nomeadamente as que respeitam aos diferentes métodos e modelos de aprendizagem utilizados nos Desportos de Raquete, com particular incidência no Badmínton, suas vantagens e desvantagens; Sistematização na aprendizagem e desenvolvim
3.3 - Unidade(s) didática(s) mono e poli temáticas ? vantagens e desvantagens. Contextualização em diferentes níveis de ensino e objetivos a atingir.
3.4 - Análise de situações e aplicação prática de Unidades didáticas de Desportos de Raquete.
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Bibliografia / Fontes de Informação:
Desportos de Combate:
Almada, Fernando., Fernando, C., Lopes, H., Vicente, A., Vitória, M. (2008). A Rotura. A Sistemática das Actividades Desportivas. Torres Novas: Edição VML.
Gleeson, Geof (sd) Judo. Lisboa, Publicações Europa-América.
Figueiredo, A. (1998). Os Desportos de Combate nas aulas de Educação Física. Horizonte, XIV( 81), Dossier.
Lima, A. (1998) Os Desportos de Combate (DC) como matéria de Educação Física (EF) nos Ensinos Básico e Secundário, Horizonte, XV(86), pp 17-28
Lopes, H., Fernando, C., Vicente, A., Simões, J. & Prudente, J. (2012). O Processo Pedagógico ? formas expeditas de apoio laboratorial. In Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto (Eds) Desporto e Pedagogia, Formação e Investigação (pp. 83-92). Lisboa: Edição Coisas de Ler.
Vieira, M., Fernando, C., Apolinário, J. & Lopes, H. (2014). Os Desportos de Combate Enquanto Meio de Transformação do Homem. Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto.1(5), 43-48.
Outros elementos de apoio bibliográfico considerados fundamentais, de acordo com a dinâmica das aulas, serão fornecidos e/ou indicados durante as mesmas.
Desportos na Natureza:
Fernando, C. (2005). Estruturação das Actividades Desportivas dos Grandes Espaços ? para a micro e macro gestão. Tese de doutoramento não publicada ? UBI, Covilhã.
Almada, F., Fernando, C., Lopes, H. & Vicente, A. (2011). A Expedição ? Uma Actividade Desportiva dos Grandes Espaços. Edição VML, Torres Novas.
Fernando, C., Lopes, H. & Vicente, A., (2013). Preparing an Expedition: Performing in Uncertain Environments. 18th Annual Congress of the European College of Sport Science (ECSS) - Unifying Sport Science, (p. 525). Barcelona.
Carvalhinho, L. (2014). Desporto de natureza e turismo ativo ? Contextos e Desenvolvimento. Edição ESDRM ? IPS, Santarém.
Aercio R., Cardoso, Silva, G., Rosa, F. (2006). A educação pela aventura: desmistificando sensações e emoções. Motriz, Rio Claro, 12 (1), p.77-87.
Bibliografia específica a entregar consoante a atividade a abordar.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Em cada um dos três módulos (Desportos de Combate, Desportos na Natureza e Desportos de Raquete), os conteúdos programáticos são abordados em sessões teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais, com possibilidade de intervenção, discussão e esclarecimento de dúvidas. É incentivado o desenvolvimento de pesquisas e leituras suplementares sobre o ensino dos Desportos de Combate, dos Desportos na Natureza e dos Desportos de Raquetes, assim como a realização de planos e relatórios de prática pedagógica. É valorizada a participação dos alunos nas aulas teórico-práticas e práticas laboratoriais através do questionamento e aplicação dos conhecimentos e competências de lecionação, por isso, é exigida uma assiduidade mínima de 75%.
Na primeira semana de aulas será analisada e especificada a avaliação em cada um dos módulos