Disciplina: Psicologia da Educação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Conhecer a natureza, a importância e a evolução da Psicologia da Educação.
Conhecer as principais teorias e autores de referência da Psicologia da Educação.
Compreender os processos de aprendizagem.
Aplicar o conhecimento sobre os processos cognitivos e psicomotores na criação de contextos de aprendizagem.
Compreender a relação entre a aprendizagem e o contexto em que esta decorre.
EDC:14538 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-08-07 07:49:14

Conteúdos / Programa:

1. Principais teorias e autores de referência.

2. O aprendiz e a aprendizagem.

3. Processos cognitivos, psicomotores e motivacionais e a aprendizagem.

4. Arranjos contextuais que podem favorecer a aprendizagem.

5. Estratégias de aprendizagem e inteligências múltiplas.

6. Razões psicológicas que podem condicionar o sucesso e o insucesso.

7. Problemas de comportamento, indisciplina e (cyber)bullying.

8. Dinâmicas de grupo e aprendizagem cooperativa/colaborativa.

EDC:14538 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-08-07 07:49:14

Bibliografia / Fontes de Informação:

EDC:14538 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-08-07 07:49:14

Métodos e Critérios de Avaliação:

A avaliação inclui um Portfolio  (70%), e acão sensibilizacão (30%).
 
Exige-se um mínimo de 75% de assiduidade.
EDC:14538 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-08-07 07:49:14