Disciplina: Psicologia da Educação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Perspetivar as origens, natureza e evolução da Psicologia da Educação(PE)
2 - Conhecer e compreender a complexidade do sistema potencializador do processo de ensino/aprendizagem, abordando as variáveis inerentes a este processo, relacionadas com o aluno(aprendiz), o professor(formador), o contexto escolar e a comunidade educativa
3 - Valorizar a investigação no processo de construção de conhecimento sobre PE
4 - Conhecer as necessidades educativas especiais(NEE's) do processo de ensino/aprendizagem e o processo de inclusão
5 - Identificar e demonstrar conhecimento das principais obras de referência da PE
6 - Identificar e avaliar as influências das variáveis e contextos significativos do processo de ensino/aprendizagem
7 - Refletir sobre as implicações da PEe aplicações para a investigação
8 - Aplicar os conhecimentos adquiridos a situações educacionais concretas e às necessidades especiais do processo de ensino/aprendizagem

Conteúdos / Programa:

1 - Contextualização da PE formação de professores.
2 - O aprendiz e a aprendizagem.
3 - Processos cognitivos, psicomotores e motivacionais e a aprendizagem.
4 - Arranjos contextuais que podem favorecer a aprendizagem.
5 - Estratégias de aprendizagem e inteligências múltiplas.
6 - Razões psicológicas que podem condicionar o sucesso e o insucesso.
7 - Problemas de comportamento, indisciplina e (cyber)bullying.
8 - Dinâmicas de grupo e aprendizagem cooperativa/colaborativa.

Bibliografia / Fontes de Informação:

BARROS OLIVEIRA, J. , 2005 , Psicologia da Educação , Quarteto Editora
LEE, S. W. , 2005 , Encyclopedia of school psychology , SAGE
NEELAM, Y , 2003 , A Handbook of Educational Psychology , Macmillan
POCINHO, M. & CANAVARRO, J. , 2009 , Sucesso escolar e estratégias de compreensão e expressão verbal , PEDAGO
PEACOCK, G., ERVIN, R., DALY III, E. & MERRELL, K. , 2009 , Practical Handbook of School Psychology , Macmillan
WINNE, P. & ALEXANDER, P. , 2006 , Handbook of Educational Psychology , Lawrence Ass.
PRESSLEY,M.,& McCORMICK,C. , 1995 , Advanced educational psychology for educators, researchers and policymakers , Harper Collins
REYNOLDS, W., MILLER, G. & WEINER, I.( , 2003 , Handbook of Psychology: Educational Psychology , John Wiley & Sons, Inc.
SPRINTHALL, N., & SPRINTHALL, R. , 1999 , Psicologia Educacional: uma abordagem desenvolvimentista , McGraw-Hill

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Será adotado o método expositivo, em forma acabada, sendo o aluno o recetor da comunicação, mas que deverá participar e interagir nos debates acerca dos conteúdos. Recorrer-se-á também à exposição dedutiva e à exposição indutiva Serão utilizados meios audiovisuais e proporcionar-se-á o contacto com realidades, que serão analisadas em aulas práticas e em equipa. O sistema de avaliação incluirá provas escritas (50%), onde se avaliará a capacidade de integração dos conteúdos, o rigor teórico concetual e a reflexão crítica. Incluirá ainda trabalhos práticos (50%), para aprofundar e operacionalizar diferentes perspetivas sobre um tema. Para além de efetuarem uma apresentação à turma, deverão ser capazes de, com supervisão, elaborar um "paper" sobre o tema estudado.