Disciplina: Inovação e Tecnologias do Desporto na Escola

Área Científica:

Ciências do Desporto

HORAS CONTACTO:

40 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1  - A rendibilização das capacidades que hoje se oferecem, tecnológicas, metodológicas, laboratoriais e outros meios e recursos de suporte e apoio à ação pedagógica implica o desenvolvimento de estratégias e modos operativos compatíveis com a compreensão e exploração das possibilidades que se apresentam, assim como o domínio da sua utilização. A investigação e a definição de respostas às oportunidades criadas, deste modo assim como a identificação e menorização dos riscos inerentes que certamente surgirão levam ao estudo e análise, e à atuação em duas vertentes de acção: 1 - A promoção e monitorização da atividade física e do desporto na escola; 2 - O estudo e análise das valências laboratoriais de suporte e controlo da atividade física e do desporto na escola. Desta forma, pretende-se que o aluno seja capaz de definir as variáveis de controlo mais pertinentes e respectivos indicadores e as saiba utilizar analisando os custos inerentes aos processos a utilizar.
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Conteúdos / Programa:

1  - A promoção e monitorização da Atividade Física e do Desporto na escola
1.1  - Atividade Física em crianças e adolescentes
1.2  - Programa de Promoção da Atividade Física em meio escolar
1.3  - Utilização das novas tecnologias na promoção e monotorização da Atividade Física
2  - O estudo e análise das valências laboratoriais de suporte e controlo da Atividade Física e do Desporto na escola
2.1  - Estratégias de exploração das capacidades tecnológicas, metodológicas, laboratoriais e outros meios e recursos de suporte e apoio à ação pedagógica
2.2  - Definição de variáveis de controlo e respetivos indicadores
3  - Aplicação e análise dos custos inerentes aos processos a utilizar
3.1  - Em situações laboratoriais
3.2  - Em situações práticas
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Bibliografia / Fontes de Informação:

Almada, F., Fernando, C., Lopes, H., Vicente, A. & Vitória, M. , 2008 , A Rotura: Estratégias de Operacionalização , Edições VML.

Brown, D.., Health, G. , & Martin, S. , 2009 , Promoting Physical Activity: A Guide for Community Action (2th edition). , Human Kinetics

Lopes, H., Fernando, C., Vicente, A., Simões, J. & Prudente, J. , 2012 , O Processo Pedagógico ? formas expeditas de apoio laboratorial. , Edição Coisas de Ler,

Lopes, H., Rodrigues, A., Gouveia, É., Vicente, A., Prudente, J., Simões, J. & Fernando, C , 2017 , As novas tecnologias e a rotura do processo pedagógico , Atas do Seminário Desporto e Ciência 2017

Lopes, H., Vicente, A., Prudente, J., Simões, J. & Fernando, C. , 2015 , O Laboratório no Processo Pedagógico , Atas do Seminário Desporto e Ciência 2015

Lopes, H., Vicente, A., Simões, J., Barros, F. & Fernando, C. , 2013 , A Funcionalidade do Processo Pedagógico. , Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto

Strong, W., Malina, R., Blimkie, C., Daniels, S., Dishman, R., Gutin, B., . . . Trudeau, F. , 2005 , Evidence Based Physical Activity for School-age Youth. , The Journal of Pediatrics,

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Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias utilizadas são a exposição oral com debate dos vários conteúdos abordados, a aplicação dos conceitos a situações de análise, a resolução de problemas aplicados a diferentes situações e estudo de casos. A avaliação é realizada através da elaboração e discussão de trabalhos de aplicação a situações concretas em contexto escolar, da realização de um trabalho laboratorial aplicado a uma situação definida e através de trabalhos e intervenções nas aulas. As percentagens de cada elemento de avaliação serão discutidas e acordadas com os alunos no início do ano letivo. Nenhum elemento terá uma ponderação superior a 50%.
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