Disciplina: Empreendedorismo Cultural

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1  - O estudante deverá desenvolver uma perspetiva holística acerca do empreendedorismo em geral, e do empreendedorismo cultural em particular, bem como das conexões com o ecossistema que lhe está associado;
2  - O aluno deverá compreender e diferenciar as múltiplas dimensões (económicas, financeiras, sociológicas e psicológicas) presentes no empreendedorismo bem como a sequência que o envolve: desde a identificação da oportunidade até à fase madura do projeto;
3  - O estudante ficará familiarizado com os conteúdos associados à inovação enquanto fenómeno conexo ao empreendedorismo;
4  - O aluno deverá ser capaz de manusear algumas ferramentas analíticas cruciais para a estruturação de um projeto de empreendedorismo: ideia, "start up", crescimento e maturidade. Abordaremos ainda o fenómeno da internacionalização.
5  - O aluno deverá ser capaz de identificar uma oportunidade de negócio de âmbito cultural e elaborar um projecto de negócio.
ACR:1398 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-12-13 06:48:37

Conteúdos / Programa:

1  - Empreendedorismo
2  - Inovação
3  - Desenvolvimento de uma ideia de negócio
4  - Modelo de negócio
5  - Crescimento
6  - Internacionalização
ACR:1398 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-12-13 06:48:37

Bibliografia / Fontes de Informação:

Andy Boynton and Bill Fisher , 2011 , The Îdea Hunter: How to Find the Best Ideas and Make Them Happen , Jossey-Bass

Bonita. Kolb , 2015 , Entrepreneurship for Creative and Cultural Industries , Routledge

J. Tidd, J. Bessant , 2016 , Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change , Wiley

Kotler, P. & Armstrong, G. , 2018 , Principles of Marketing, Global Edition, 17/E , Pearson Education

Naudin, Annette , 2017 , Cultural entrepreneurship: The Cultural Worker's Experience of Entrepreneurship , Routledge

Osterwalder, A. and Pigneur, Y. , 2010 , Business Model Canvas , John Wiley

P. Westhead and M. Wright and G. McElwee , 2011 , Entrepreneurship: Perspectives and Cases , Prentice-Hall

Rae, David. , 2007 , Entrepreneurship. From opportunity to action , Palgrave Macmillan

Richard A. Brealey, Stewart C. Myers, Franklin Allen , 2014 , Principles of corporate finance , McGraw-Hill/Irwin

Smith, David. , 2010 , Exploring Innovation , McGraw-Hill

ACR:1398 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-12-13 06:48:37

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos programáticos serão tratados nas aulas teóricas (com a apresentação dos princípios e ferramentas teóricas associadas ao empreendedorismo) e nas aulas teórico-práticas (através de participação de convidados, discussão de casos). A avaliação será realizada através da concretização de um exame (50%) e de um trabalho (50%). O exame terá uma nota mínima de 8 valores. Na época de recurso, na época especial ou em sede de melhoria de nota, os critérios de avaliação manter-se-ão inalterados, sendo dada a oportunidade ao aluno de recuperar ou melhorar somente a nota do exame.
ACR:1398 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-12-13 06:48:37