Disciplina: Metodologia de Investigação em Gestão Cultural

Área Científica:

Gestão e Metodologia

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - A unidade curricular tem por objetivo principal proporcionar uma experiência qualificada, essencialmente introdutória, à área da gestão de projetos culturais, considerando as múltiplas vertentes englobadas e as diversas áreas direta e indiretamente envolvidas. Partindo de uma abordagem crítica das grandes linhas paradigmáticas fundamentais, tal como são entendidas atualmente, evolui-se para a consciencialização da sua importância na definição de estratégias e metodologias informadas e eficazes, através de uma abordagem teórico-prática fortemente apoiada no conceito de projeto. A teorização, a prática e a sistematização dos processos de resolução de problemas na área são foco de especial atenção. Complementa este enquadramento, e a ação decorrente, uma abordagem das metodologias, tecnologias e ferramentas mais essenciais à ação no campo proposto, de modo a dotar o estudante de meios concretos que permitam materializar com qualidade as soluções construídas.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução às fenomenologias da cultura atual e da sua crítica.
2 - Metodologias e práticas projetuais num enquadramento atual: Conceitos fundamentais, abordagens estratégicas e ensaios pragmáticos.
3 - Paradigmas e metodologias fundamentais da gestão cultural.
4 - Definição e caraterização de eventos culturais, no enquadramento atual.
5 - Métodos, tecnologias e ferramentas auxiliares no desempenho de funções de gestão de eventos culturais.
6 - Práticas de gestão cultural em contextos práticos - análises metodológicas.

Bibliografia / Fontes de Informação:

N. Ribeiro , 2004 , Multimédia e Tecnologias Interactivas , FCA
ESQUENAZI, Jean-Pierre , 2006 , Sociologia dos Públicos , Porto: Porto Editora
BONAGLIA, Federico; GOLDSTEIN, Andre , 2006 , Globalização e Desenvolvimento , Lisboa: Presença,
BOUTINET, Jean-Pierre , Antropologia do Projecto. Lisbo , Instituto Piaget, s.d
GRAHAM, Beryl; COOK Sara , 2010 , Rethinking Curating ? Art after new media. S.L , MIT Press,
LOCKER, PAM , 2011 , Diseño de exposiciones. Barcelona , Gustavo Gili
LOPES, João Teixeira , 2007 , Da democratização à democracia cultural ? uma reflexão sobre políticas culturais e espaço público. Porto: , Profedições
LORENC, Jan; SKOLNICK, Lee; BERGER, Cr , 2007 , What is Exhibition Design , RotoVision
HENRIQUES, Cláudi , 2003 , Turismo, Cidade e Cultura ? Planeamento e Gestão Sustentável , Lisboa: Sílabo
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jea , 2014 , O Capitalismo Estético na Era da Globalizaçã , Lisboa: Edições 70

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia adotada para a unidade curricular contempla quatro vertentes essenciais: a. Exposição de conteúdos introduzida através da análise de estudos de caso e situações exemplares, de modo a potenciar a via 'indutiva'; b. Criação de situações de debate informado, consequente e sistemático, necessariamente enquadradas e balizadas pelas questões que são sucessivamente introduzidas; c. Enquadramento de trabalho prático em ambiente adequado, envolvendo estas ações numa preparação prévia das suas diversas componentes, tanto ao nível de processos como de conteúdos; d. Momentos especialmente dedicados ao processo de avaliação, contemplando diferentes modelos standard de autoavaliação e análise crítica de trabalho prático desenvolvido, aplicando-se nestas situações as competências e conhecimentos desenvolvidos na unidade curricular. A classificação final decorre das seguintes componentes: Projeto I - 15% / Projeto II - 25% / Projeto III - 35% / Relatório Individual - 25%.