Disciplina: Matrizes da Cultura Ocidental

Área Científica:

Estudos Humanísticos

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1  - Entender os processos responsáveis pela criação, evolução e consolidação das matrizes da cultura ocidental.
2  - Explicar a dinâmica histórica de actualização, revisão e ruptura no âmbito do desenvolvimento dos contextos culturais.
3  - Reflectir criticamente sobre questões importantes colocadas pela actual configuração do processo cultural.
4  - Adquirir competências demonstrativas da capacidade de conceber e executar projectos a partir da leitura do movimento histórico que caracteriza a nossa sociedade.
ACR:1055 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-12-13 06:48:37

Conteúdos / Programa:

1  - Introdução: pressupostos teóricos e metodológicos.
2  - Definir cultura: síntese diacrónica.
2.1  - Traços distintivos da cultura ocidental.
2.2  - O diálogo civilizacional.
3  - As matrizes clássicas e judaico-cristãs da cultura ocidental.
4  - A construção e o evolver das matrizes da cultura ocidental.
4.1  - A preservação do património.
4.2  - A difusão cultural: centros de cultura e ciência.
4.3  - Do cidadão ao Estado
4.4  - Do ócio (otium) e do negócio (negotium).
4.5  - A mobilidade e interculturalidade: a cultura em viagem.
4.6  - A problemática do género.
4.7  - O culto do corpo e da imagem.
4.8  - A narrativa da condição humana: mito, filosofia, literatura, artes, etc.
5  - As matrizes e o desafio da globalização.
ACR:1055 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-12-13 06:48:37

Bibliografia / Fontes de Informação:

A. Touraine , 2005 , Um Novo Paradigma para Compreender o Mundo de Hoje , Instituto Piaget

E. Morin , 2005 , Cultura e Barbárie Europeias , Instituto Piaget

G. Lipovetsky , 2010 , O Império do Efémero , D. Quixote

G. Steiner , 2005 , As Lições dos Mestres , Gradiva

I. Ferin , 2002 , Comunicação e culturas do quotidiano , Quimera

J.-P. Warnier , 2002 , A Mundialização da Cultura , Notícias Editorial

N. Ferguson , 2012 , Civilização, o Ocidente e os Outros , Civilização

P. Kristeller , 1995 , Tradição Clássica e Pensamento do Renascimento , Edições 70

P. Nemo , 2005 , O que é o Ocidente , Edições 70

P. Sloterijk , 2008 , Palácio de Cristal , Relógio d'Água

P. Sloterijk , 2010 , Cólera e Tempo , Relógio d'Água

R. Marques , 2000 , Breve História da Ética Ocidental , Plátano

S. Huntington , 1999 , O Choque das Civilizações e a Mudança na Ordem Mundial , Gradiva

W. Jaeger , 1995 , Cristianismo Primitivo e Paidéia Grega , Edições 70

ACR:1055 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-12-13 06:48:37

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas teórico-práticas. A leccionação da presente unidade curricular recorre, em parte, ao método expositivo, com a apresentação de conteúdos teóricos do programa com recurso a material de apoio (textos seleccionados), e ao método analítico, visto que os conteúdos são objecto de discussão. Por outro lado, os alunos são convidados a elaborar, em grupo, um trabalho escrito (com apresentação oral na aula) sobre uma das alíneas do ponto 4 do Programa. Este trabalho é objecto de avaliação. A avaliação da aprendizagem dos alunos nesta unidade curricular resulta da classificação obtida pelos alunos no trabalho escrito (50%) e da classificação obtida numa prova de frequência (50%). Esta prova destina-se a avaliar os conhecimentos e compreensão da matéria, permitindo ainda avaliar a expressão escrita. A classificação obtida na prova de frequência pode ser recuperada através de um exame realizado na época de recurso.
ACR:1055 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-12-13 06:48:37