Disciplina: Matrizes da Cultura Ocidental

Área Científica:

Estudos Humanísticos

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Entender os processos responsáveis pela criação, evolução e consolidação das matrizes da cultura ocidental.
2 - Explicar a dinâmica histórica de actualização, revisão e ruptura no âmbito do desenvolvimento dos contextos culturais.
3 - Reflectir criticamente sobre questões importantes colocadas pela actual configuração do processo cultural.
4 - Adquirir competências demonstrativas da capacidade de conceber e executar projectos a partir da leitura do movimento histórico que caracteriza a nossa sociedade.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução: pressupostos teóricos e metodológicos.
2 - Definir cultura: síntese diacrónica.
2.1 - Traços distintivos da cultura ocidental.
2.2 - O diálogo civilizacional.
3 - As matrizes clássicas e judaico-cristãs da cultura ocidental.
4 - A construção e o evolver das matrizes da cultura ocidental.
4.1 - A preservação do património.
4.2 - A difusão cultural: centros de cultura e ciência.
4.3 - Do cidadão ao Estado
4.4 - Do ócio (otium) e do negócio (negotium).
4.5 - A mobilidade e interculturalidade: a cultura em viagem.
4.6 - A problemática do género.
4.7 - O culto do corpo e da imagem.
4.8 - A narrativa da condição humana: mito, filosofia, literatura, artes, etc.
5 - As matrizes e o desafio da globalização.

Bibliografia / Fontes de Informação:

N. Ferguson , 2012 , Civilização, o Ocidente e os Outros , Civilização
I. Ferin , 2002 , Comunicação e culturas do quotidiano , Quimera
S. Huntington , 1999 , O Choque das Civilizações e a Mudança na Ordem Mundial , Gradiva
W. Jaeger , 1995 , Cristianismo Primitivo e Paidéia Grega , Edições 70
P. Kristeller , 1995 , Tradição Clássica e Pensamento do Renascimento , Edições 70
G. Lipovetsky , 2010 , O Império do Efémero , D. Quixote
R. Marques , 2000 , Breve História da Ética Ocidental , Plátano
E. Morin , 2005 , Cultura e Barbárie Europeias , Instituto Piaget
P. Nemo , 2005 , O que é o Ocidente , Edições 70
P. Sloterijk , 2008 , Palácio de Cristal , Relógio d'Água
P. Sloterijk , 2010 , Cólera e Tempo , Relógio d'Água
G. Steiner , 2005 , As Lições dos Mestres , Gradiva
A. Touraine , 2005 , Um Novo Paradigma para Compreender o Mundo de Hoje , Instituto Piaget
J.-P. Warnier , 2002 , A Mundialização da Cultura , Notícias Editorial

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas teórico-práticas. A leccionação da presente unidade curricular recorre, em parte, ao método expositivo, com a apresentação de conteúdos teóricos do programa com recurso a material de apoio (textos seleccionados), e ao método analítico, visto que os conteúdos são objecto de discussão. Por outro lado, os alunos são convidados a elaborar, em grupo, um trabalho escrito (com apresentação oral na aula) sobre uma das alíneas do ponto 4 do Programa. Este trabalho é objecto de avaliação. A avaliação da aprendizagem dos alunos nesta unidade curricular resulta da classificação obtida pelos alunos no trabalho escrito (50%) e da classificação obtida numa prova de frequência (50%). Esta prova destina-se a avaliar os conhecimentos e compreensão da matéria, permitindo ainda avaliar a expressão escrita. A classificação obtida na prova de frequência pode ser recuperada através de um exame realizado na época de recurso.

Regente da Disciplina:

Rui Carlos Reis Fonseca