Disciplina: Comunicação e Multimédia

Área Científica:

Comunicação e Multimédia

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1  - Identificar as importâncias das estratégias comunicacionais para os operadores culturais.
2  - Criar e promover as ferramentas de comunicação multimédia nos processos de Gestão Cultural.
3  - Saber criar e usar mecanismos de informação e processos de comunicação adaptados às necessidades das organizações culturais, a um nível nacional e internacional.
4  - Refletir o termo "meio" na linguagem quotidiana e não especializada.
5  - Conhecer a história e as características dos principais meios.
ACR:1069 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-12-13 06:48:37

Conteúdos / Programa:

1  - 1º Módulo: 1. Cultura, Comunicação e a Comunicação da Cultura 2. Comunicação de Marketing 2.1. O Mix de Comunicação 3. Comunicação Organizacional 3.1. As Relações Públicas como Gestor Cultural 3.2. Comunicação Integrada 4. O Plano de Comunicação na Gestão Cultural
2  - 2º Módulo: 1. Do telégrafo como primeiro meio de comunicação eletrónico do século XIX até a digitalização dos media pelo computador e pela internet nos séculos XX e XXI. 1.1. O meio e os grupos de meios. O que significa "meio" 1.2. Os meios primários, impressos, analógicos e digitais. 2. Internet como "novo" meio de comunicação. 3. A linguagem e a comunicação nos Novos Media.
3  - 3º Módulo 1. Multimédia: Criação de um suporte multimédia de comunicação cultural. 1.1. Acompanhamento na criação de conteúdos e na criação do suporte.
ACR:1069 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-12-13 06:48:37

Bibliografia / Fontes de Informação:

E. J. Camilo , 2010 , Ensaios de Comunicação Estratégica , Livros Labcom

H. Santos Filho , 1999 , Cultura Organizacional: uma análise crítica , Salvador: : memorial das letras

J. L. Orihuela , 2006 , La Revolución de los Blogs. , La Esfera de los Libros

L. Manovich , 2001 , The Language of New Media. , The MIT Press

M. Castells , 2003 , La Galaxia de Internet , Debolsillo

M. Franco et al. , 2011 , Proximidade e Distância: Estudos sobre a Língua e a Cultura. , Universidade Católica Editora

R. Muylaert, , 2000 , Marketing Cultural e Comunicação Dirigida , Editora Globo

T. Daniels et al. , 1997 , Perspectives on Organizational Communication , Brown&Benchmark Publishers

W. Faulstich , 2004 , Medienwissenschaft , W. Fink

ACR:1069 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-12-13 06:48:37

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
- 1 Recensão crítica de uma das obras indicadas na Bibliografia (Módulo 1). Extensão mínima de 4 páginas (25% da nota final). - 1 Exposição oral (Módulo 2) (25 % da nota final). Duração: 15 minutos, com utilização de Powerpoint, folha-resumo com os principais pontos. - Trabalho Final Multimédia (Módulos 1,2 e 3) (50% da nota final- avaliado por todos os docentes). - Criação de uma apresentação interativa, incluindo conteúdos e suporte multimédia. - 80% de presença obrigatória às aulas.
ACR:1069 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-12-13 06:48:37