Disciplina: Gestão Cultural da Literatura

Área Científica:

Literatura e Cultura

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Perspectivar a gestão da literatura no quadro mais vasto da gestão cultural
2 - Identificar políticas do livro e da leitura em Portugal e a sua importância para o desenvolvimento da população leitora
3 - Compreender a literatura como veículo de inclusão social
4 - Analisar o papel da literatura enquanto elemento identitário e legado patrimonial
5 - Implementar estratégias de promoção e gestão do universo literário

Conteúdos / Programa:

1 - Políticas do livro e da leitura
2 - A promoção da literatura e da leitura
2.1 - Mediadores de leitura
2.1.1 - Estratégias de envolvimento na Comunidade
2.2 - A literatura como factor de inclusão cultural e social
2.2.1 - Estudos de caso
2.3 - Eventos literários
2.3.1 - Entidades promotoras e públicos
3 - Identidade e Património
3.1 - Comemorações
3.2 - As casas de escritores ? alguns exemplos de gestão
3.3 - Literatura e gastronomia ? percurso através de autores significativos

Bibliografia / Fontes de Informação:

CÂNDIDO, António , 1995 , O Direito à Literatura, in Vários Escritos , Livraria Duas Cidades
s.a , (7/7) , Jornal Público ,
LIGNAC, Florence , 2003 , Maisons d'écrivain & patrimoines littéraires , Bulletin des bibliothèques de France (BBF)
ROSING, Tânia et alii (org.) , 2005 , Conversa com Escritores: a arte da [inclusão] , Universidade de Passo Fundo, ediupf
s.a , 12 de , Resolução do Conselho de Ministros n.o 86/2006 ,
SCIPION, Sylvie-Marie , 2009 , « Ouvrir les portes d?une maison d?écrivain? », La Lettre de l?OCIM [En ligne] ,
FERRADOR, Susana , Documentário comemorativo dos 25 anos da Fundação Eça de Queiroz ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
O ensino, que pressuporá uma tipologia de aulas de carácter teórico, teórico-prático e de seminário requer uma atitude cooperante na construção do saber por parte dos alunos. O papel do professor consistirá, assim, em conduzir o aluno no caminho da aquisição e da descoberta, através da pesquisa, das leituras e da sua sistematização. A avaliação compreende os seguintes elementos: 1. Participação em aula (25 pontos) 2. Trabalho de grupo, a realizar no contexto das aulas de seminário (25 pontos); 3. Criação individual de um projecto em articulação com os objectivos da UC (50 pontos).