Disciplina: Tendências de marketing em Hotelaria

Área Científica:

Marketing e Publicidade

HORAS CONTACTO:

32 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer e compreender conceitos e práticas de marketing na hospitalidade moderna;
2 - Conceber e aplicar estratégias e técnicas de marketing-mix ao sector hoteleiro;
3 - Reconhecer as tendências de marketing a nível global e aplicar ao sector hoteleiro;
4 - Formular negócios de hospitalidade e estratégias de nível de destino;
5 - Preparar os estudantes para uma carreira profissional internacional no mercado da hospitalidade;
6 - Analisar os problemas e as decisões de planeamento enfrentadas pelo setor de hospitalidade e pelas organizações;
7 - Dotar os estudantes de habilidades de organização, liderança, análise e pesquisa;
8 - Preparar os alunos para compreender e decidir sobre cenários de marketing num contexto global;
9 - Monitorização e gestão das expectativas, satisfação, valor e lealdade dos clientes;
10 - Compreender conceitos de marketing interno e relacional, bem como os seus impactos na atividade da organização e na multiculturalidade;
11 - Objetivos de 11 a 14 citados em baixo.

Conteúdos / Programa:

1 - Gestão estratégica em hotelaria
1.1 - O contexto da indústria hoteleira, do turismo e da organização
1.2 - Tipos de estratégia
1.3 - O processo de formação, implementação e alteração da estratégia
2 - Conceitos e tendências de marketing aplicado ao sector hoteleiro
2.1 - Caraterísticas do serviço hoteleiro
2.2 - Co-criação
2.3 - Criação de valor
2.4 - A importância das expetativas nos serviços
2.5 - Marketing interno: a importância dos recursos humanos na linha da frente
3 - Planeamento estratégico no marketing dos serviços
3.1 - Análise micro e macro ambiente
3.2 - Definição de objetivos
3.3 - Investigação de mercados e sistemas de informação
3.4 - Segmentação
3.5 - Posicionamento
3.6 - Atração da marca
3.7 - Negociação
3.8 - A lealdade do cliente e a qualidade do serviço
4 - 4.Novos modelos e táticas para o marketing na economia digital
4.1 - O novo caminho do consumidor
4.2 - As melhores práticas no sector hoteleiro
4.3 - Engagement marketing
4.4 - Social media marketing
5 - Marketing operacional
5.1 - Conceção e desenvolvimento de produtos/serviços
5.2 - Modelos de decisão e táticas de fixação do preço
5.3 - Intermediários e canais de distribuição
5.4 - Canais e planeamento de campanhas
5.5 - Análise e monitorização
6 - Desafios e oportunidades para a hotelaria
6.1 - A resiliência como base de sucesso
6.2 - A inovação como estratégia

Bibliografia / Fontes de Informação:

Fisk, Grove & John , 2014 , Services Marketing, International Edition, 4th ed. , Cengage Learning
Kotler, P. & Armstrong, G. , 2016 , Principles of Marketing, Global Edition, 16/E. , Pearson Education
Kotler, P. & Keller, K. , 2016 , Marketing Management, Global Edition, 15/E , Pearson Education
Kotler, P., Setiawan, I. & Kartajaya, H. , 2017 , Marketing 4.0: mudança do tradicional para o digital , Actual Editora
Chaffey, D. & Ellis-Chadwick, F. , 2012 , Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice, 5th ed.). , Pearson Education Limited
Hudson, S., Hudson, L. , 2017 , Marketing for Tourism, Hospitality & Events: A Global & Digital Approach , SAGE
Kotler, P., Bowen, J. T., Makens, J. C., & Baloglu, S. , 2017 , Marketing for hospitality and tourism , UK: Pearson Education Limited
Lendrevie, J., Baynast, A., Dionísio, P. & Rodrigues, J.V. , 2018 , Mercator 25 anos: O Marketing na Era Digital, 17ª ed. , Publicações D. Quixote
Evans, N. , 2019 , Strategic Management for Tourism, Hospitality and Events , Routledge
Amason, A. C. & Ward, A. , 2020 , Strategic Management: From Theory to Practice , Routledge
Seabra, C., Paiva, O., Silva, C. & Abrantes, J. , 2021 , Pandemics and Travel: COVID-19 Impacts in the Tourism Industry (Tourism Security-Safety and Post Conflict Destinations) , Kindle Edition

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Online: ME1-Exposição e consolidação dos conteúdos programáticos. Seminários de debate com convidados. Offline: ME2-Ensino teórico-prático: aplicação de conhecimentos teóricos e práticos. Análise e resolução de estudos de casos. Autónoma: ME3- Análise e resolução de estudos de casos; Preparação de temas para debate. ME4-Tutorias, pesquisa de informação para aprofundar o conhecimento sobre os temas desenvolvidos e da leitura da bibliografia recomendada. Avaliação Periódica: A avaliação será efetuada através de duas componentes: 1) Elaboração de um estudo de caso (50%), nota mínima de 9,50 valores; 2) Participação ativa em seminários conduzidos por um convidado, com a elaboração de um relatório de um seminário à escolha (50%), nota mínima de 9,50 valores; Avaliação por Exame: 1)Elaboração de um estudo de caso (50%), com nota mínima exigida de 9,50 valores; 2)Exame escrito (50%), com nota mínima exigida de 9,50 valores.