Disciplina: Fonética e Prosódia

Área Científica:

Linguística

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender a importância da Fonética e da Prosódia para os estudos sociais e culturais, sobretudo de Língua Portuguesa.
2 - Relacionar a Fonética e a Prosódia com questões sociais e culturais da fala: pronúncias, registos e estilos.
3 - Conhecer trabalhos realizados nas áreas da Fonética e Prosódia, essencialmente para o Português.
4 - Desenvolver investigação no âmbito da Fonética e da Prosódia.
5 - Aplicar conceitos e conhecimentos relevantes para o estudo da Fonética e da Prosódia.

Conteúdos / Programa:

1 - FONÉTICA
1.1 - Matérias de estudo
1.2 - Escolas e Teorias
1.3 - Metodologias e Instrumentos
1.4 - Investigações Sociais e Culturais Passadas e Recentes
2 - PROSÓDIA
2.1 - Matérias de estudo
2.2 - Escolas e Teorias
2.3 - Metodologias e Instrumentos
2.4 - Investigações Sociais e Culturais Passadas e Recentes

Bibliografia / Fontes de Informação:

José Victor Adragão , 1998 , Quando os Sons se Fazem Língua, in Falar Melhor, Escrever Melhor, , Selecções Reader?s Digest
Amália Andrade & Maria do Céu Viana , 1996 , Fonética, in Introdução à Linguística Geral e Portuguesa , Caminho
Jorge Morais Barbosa , 1994 , Introdução ao Estudo da Fonologia e Morfologia do Português , Almedina
Michel Contini , 2007 , Le Projet AMPER: Passé, Présent et Avenir, in I Jornadas Científicas AMPER-POR , Universidade de Aveiro
David Crystal , 2003 , The Cambridge Encyclopaedia of Language , Cambridge University Press
Celso Cunha & Lindley Cintra , 1995 , Nova Gramática do Português Contemporâneo , Sá da Costa
Maria Raquel Delgado Martins , 2002 , Fonética do Português. Trinta anos de investigação , Caminho
P. Ladefoged & I. Maddieson , 1996 , The Sounds of The World?s Languages , MA: Blackwell Publishers
André Martinet , 1985 , Elementos de Linguística Geral , Sá da Costa
M. H. M. Mateus, I. Falé & M. J. Freitas , 2005 , Fonética e Fonologia do Português , Universidade Aberta
M. H. M. Mateus, Sónia Frota & Marina Vigário , 2003 , Aspectos Fonológicos e Prosódicos da Gramática do Português , Caminho
L. C. Moutinho & et al. , 2001 , Project d?Atlas Prosodique Multimédia des Variétés Romanes , Travaux de L?Institut de Phonetique de Strasbourg -TIPS
Albert Rilliard , 2008 , Outils pour le projet AMPER ,
A. Romano , 1995 , Développement d?un environnement de travail pour l?étude des structures sonores et intonatives de la parole. Mémoire de DEA en Sciences du Langage , Grenoble: Université Stendhal

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Tendo em conta a tipologia das horas de contacto, os principais métodos de ensino basear-se-ão na exposição teórica, na leitura comentada de textos técnicos, na discussão temática com problematização de diversas questões, na análise prática e instrumental da informação recolhida, na exposição oral e individual de trabalhos de pesquisa. Se acordado, e conforme as necessidades individuais dos mestrandos, outros métodos poderão ser seguidos.

Regente da Disciplina:

Maria Helena Dias Rebelo