Disciplina: Literatura e Género

Área Científica:

Literatura e Cultura

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Dar a conhecer, no contexto de desafios globais, textos fundamentais acerca dos conceitos feminismo, género e teoria queer.
2 - Desenvolver a sensibilidade pela historicidade e relatividade destes conceitos e investigar as possibilidades de usá-los como categorias de análise da Literatura e das Artes num mundo marcado pela diversidade e à procura de relações de género sustentáveis.
3 - Fazer compreender que o feminismo e a teoria do Género analisam a construção dos géneros no contexto das dinâmicas dos poderes dominantes no seu tempo e que a teoria queer reflete sobre a multiplicação e a proliferação dos conceitos de género e identidade.
4 - Ler e interpretar autores e autoras francófonos/as que marcaram o pensamento moderno sobre o género (Simone de Beauvoir, Luce Irigaray).
5 - Sensibilizar pela questão de 'género e corpo' e interpretar os textos históricos de autores e autoras de outros espaços culturais (Virginia Woolf, Judith Butler) e autoras portuguesas.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução a textos clássicos (Woolf, Beauvoir).
2 - Género, Desejo, Identidade: Textos teóricos contemporâneos.
3 - O Género da Literatura - Textos Literários contemporâneos.

Bibliografia / Fontes de Informação:

A. L. Amaral , s.d. , Desconstruindo Identidades: Ler Novas Cartas Portuguesas à Luz da Teoria queer. ,
L. Amâncio, M. Tavares, T. Joaquim, T. Almeida de Sousa (orgs.) , 2007 , O Longo Caminho das Mulheres: Feminismos 80 anos depois , Dom Quixote
E. Badinter , 1997 , XY - A Identidade Masculina , Edições ASA
E. Badinter , 2010 , O Conflito: A Mulher e a Mãe , Relógio d'Água
M. I. Barreno, M. T. Horta, M. Velho da Costa , 2017 , Novas Cartas Portuguesas. Edição Anotada. Org. de Ana Luísa Amaral , Dom Quixote
S. de Beauvoir , 1949 , Le Deuxième Sexe , Gallimard
G. Bock, A. Cova (dir.) , 2003 , Écrire l'Histoire des Femmes en Europe du Sud: XIX-XX Siècles , Celta Editora
P. Bourdieu , 1999 , A Dominação Masculina , Celta Editoras
J. Butler , 1990 , Gender trouble. Feminism and the Subversion of Identity , Routledge
A. I. Crespo et al. (orgs.) , 2008 , Variações sobre Sexo e Género , Livros Horizonte
G. Duby, M. Perrot , 1993 , História das Mulheres , Edições Afrontamento
A. Geczy, Adam, V. Karaminas, Vicky (eds.) , 2013 , Queer Style , Bloomsbury
I. C. Gil, M. C. Pimentel (orgs.) , 2010 , Simone de Beauvoir: Olhares sobre a Mulher e o Feminino , Vega
O. de Gouges , 2010 , Déclaration des Droits de la Femme et de la Citoyenne (1791). Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã , Nova Delphi
L. Irigaray , 1977 , Ce sexe qui n'en n'est pas un , Editions de Minuit
A. Keilhauer , 2014 , Perspectives des études genre à l'ère de la numérisation , PhiN-Beiheft 7
A. Keilhauer, L. Steinbrügge , 2013 , Pour une histoire genrée des littératures romanes , Narr
A. G. Macedo (org.) , 2002 , Género, Identidade e Desejo: Antologia Crítica do Feminismo Contemporâneo , Edições Cotovia
A. G. Macedo, A. L. Amaral (orgs.) , 2005 , Dicionário de Crítica Feminista , Afrontamento
J. Mattoso (dir.) , 2011 , A História da Vida Privada em Portugal , Círculo de Leitores
M. I. Ramalho, A. Bebiano (orgs.). , 2010 , Estudos Feministas e Cidadania Plena , (Revista Crítica de Ciências Sociais No 89). Coimbra: Centro de Estudos Sociais
M. I. Ramalho, A. L. Amaral , 1997 , Sobre a 'Escrita Feminina' , Oficina do CES 90, Centroo de Estudos Sociais
M. J. Seixas , 2010 , República das Mulheres , Bertrand Editora
M. Wollstonecraft , 2009 , A Vindication of the Rights of Women (1792) , Oxford University Press
V. Woolf , 2007 , A Room of One's Own (1929). Um Quarto Só Para Si , Relógio d'Água

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas e os seminários combinam a componente teórica (em que se apresenta e discute os princípios teóricos dos conteúdos programáticos) e a componente prática (em que o/a estudante aplica os conhecimentos e expõe as suas reflexões). As atividades em contexto de sala de aula deverão ser propícias à discussão conjunta e à partilha de ideias. Além do debate de ideias e de trocas de dados ou perceções, será realizado um trabalho de investigação. Com esta atividade, pretende-se que os mestrandos adquiram práticas de investigação e que, ao mesmo tempo, fomentem o gosto pela área dos Estudos de Género, sem descurar a sua aplicabilidade no contexto do Mestrado em Literatura, Cultura e Diversidade. Avaliação: 50% trabalho científico 50% (25% apresentação do trabalho ou prova oral+ 25% participação activa e construtiva em aula).

Regente da Disciplina:

Anne Martina Emonts