Disciplina: Intervenção Clínica em Contextos de Risco e Emergência

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Pretende-se nesta UC que os alunos: - compreendam a intervenção em contexto de risco como um sistema complexo
2 - - identifiquem os principais objetivos e metodologias de intervenção associados a problemáticas específicas
3 - - conheçam as questões específicas associadas à intervenção psicológica em contextos de risco (revelação, crise, articulação com outros profissionais, segurança dos clientes, etc)
4 - - sejam capazes de propor planos de intervenção psicológica em contexto multidisciplinar
5 - - conheçam intervenções psicológicas baseadas na evidencia associadas aos contextos específicos abordados.

Conteúdos / Programa:

1. - Risco, emergência e sistemas complexos: ecologia e delimitação conceptual
2. - A investigação atual sobre trauma, acontecimentos adversos de vida e as suas implicações desenvolvimentais
3. - A intervenção psicológica (enquadrada em contextos multidisciplinares e multissistémicos) em contextos de risco:
3.1. - Risco associado ao funcionamento familiar (maus tratos infantis, violência doméstica, violência em relações de casal, separação/divórcio )
3.2. - Risco associado ao funcionamento social (bullying, cyberbullying, pobreza, sem-abrigo, tráfico humano)
4. - A intervenção psicológica em contextos de emergência e catástrofe
4.1 - Intervenção individual
4.2 - Intervenção com grupos
4.3 - O bem estar do psicólogo (a fadiga por compaixão)
5. - Aspetos éticos e deontológicos

Bibliografia / Fontes de Informação:

U. Bronfenbrenner; G. W. Evans , 2000 , Developmental Science in the 21 [sup st] Century: Emerging Questions, Theoretical Models, Research Designs and Empirical Findings. , Social Development
S. Neves , 2012 , Intervenção psicológica e social com vítimas- adultos , Ed. Almedina
A. Sani; S. Caridade , 2016 , Práticas de intervenção na violência e no crime , Pactor
D. Byrne; G. Callaghan , 2014 , Complexity and the Social Sciences: The state of the art , Routledge
E. Munro , 2020 , Effective child protection , Sage
E. Munro; N. Cartwright; J. Hardie; E. Montuschi , 2017 , Improving child safety: deliberation, judgement and empirical research , Centre for Humanities Engaging Science and Society
K. Kanel , 2019 , A guide to crisis intervention , Cengage
M. Calheiros & M. Garrido (orgs.) , 2013 , Crianças em risco e perigo: Contextos, investigação e intervenção , Edições Silabo.
S. Neves , 2012 , Intervenção psicológica e social com vítimas - crianças , Ed. Almedina
M. Pereira , 2015 , Intervenção psicológica em crise e catástrofe , Ordem dos Psicólogos
N. Cartwright; E. Munro , 2010 , The limitations of randomized controlled trials in predicting effectiveness , J Eval Clin Pract.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Serão privilegiados os métodos de participação ativa do aluno, nomeadamente o método interrogativo, através do qual serão discutidas questões atuais associadas à intervenção em contextos de risco a partir da literatura científica atual relativa à compreensão dos contextos de risco e a intervenções baseadas na evidência; será proposta a discussão de casos práticos como enquadradora da abordagem das especificidades inerentes aos contextos abordados. Avaliação: Trabalho de grupo (escrito -50% - e discussão oral -50%). A UC é recuperável em época de recurso através de ensaio individual escrito e discutido oralmente sobre a intervenção num caso prático.