Disciplina: Optoeletrónica e Materiais Fotónicos
Área Científica:
Electrónica
HORAS CONTACTO:
80 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Esta Unidade Curricular visa introduzir os conceitos fundamentais da optoelectrónica a alunos com uma formação base fora da área da Física/Eng. Electrotécnica.
2 - Pretende-se dar a conhecer os principais fenómenos e efeitos ópticos e a sua aplicação em dispositivos reais.
3 - Espera-se que a UC venha a permitir que os alunos trabalhem em áreas afins, como por exemplo no desenvolvimento de novos materiais.
Conteúdos / Programa:
1 - Natureza ondulatória da luz: propagação em meios homogéneos, interferência e difracção.
2 - Guias de onda dieléctricos e fibras ópticas: Modos de propagação em guias de onda planares e em fibras.
3 - Física dos semicondutores: Emissores de luz e fotodetectores.
4 - Dispositivos baseados em emissão estimulada: Lasers e amplificadores.
5 - Modulação da luz: Propagação em meios anisotrópicos, efeitos ópticos.
6 - Aplicações: dispositivos para comunicações e sensores.
7 - Novos materiais e efeitos: metamateriais.
Bibliografia / Fontes de Informação:
John Wilson and John Hawkes , 1997 , Optoelectronics: An Introduction , Prentice Hall
Safa O. Kasap , 2001 , Optoelectronics and Photonics: Principles and Practices , Prentice Hall
Kathryn M. Booth and Steven L. Hill , 1997 , The Essence of Optoelectronics , Prentice Hall PTR
Safa O. Kasap, Harry Ruda and Yann Boucher , 2009 , Cambridge Illustrated Handbook of Optoelectronics and Photonics , Cambridge University Press
Alan Rogers , 2008 , Essentials of Photonics , CRC Press
Robert W. Boyd , 2008 , Nonlinear Optics , Academic Press
C. Koughia, Safa O. Kasap and Peter Capper , 2006 , Springer Handbook of Electronic and Photonic Materials , Springer
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Considerando que ao nível de um 2º ciclo de formação universitária o trabalho dos alunos já deve ser em grande parte autónomo, para esta Unidade Curricular estabeleceu-se um regime de funcionamento que implica uma forte participação dos alunos. Assim, o docente fará nas aulas a apresentação dos temas, descrevendo-os com algum detalhe, mas deverão ser os alunos, fora da aula, a aprofundá-los. No final de cada capítulo, e em resultado desse trabalho autónomo os alunos devem elaborar um trabalho escrito, sobre o qual devem igualmente efectuar uma apresentação oral, na aula, para discussão entre todos (colegas e docente). A avaliação baseia-se nesses relatórios e nas respectivas apresentações, efectuadas ao longo do semestre, estando prevista apenas uma frequência, no final do semestre, com um peso não superior a 30%, para consolidação dos conhecimentos adquiridos.