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Doutoramento em Currículo e Inovação Pedagógica

Este Doutoramento visa dotar os profissionais de educação de competências de investigação e intervenção em contexto profissional de forma fundamentada na investigação e, desse modo, apetrechar o sistema educativo nacional e regional de especialistas em educação, promovendo o desenvolvimento sociocultural de forma sustentada.
Esta formação avançada centra-se na compreensão sistemática do currículo e da inovação pedagógica, no desenvolvimento de competências, aptidões e métodos de investigação associados ao campo da educação, e no desenvolvimento da capacidade para projetar e realizar investigação original, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas, com atitude crítica, contribuindo para o alargamento das fronteiras do conhecimento, sabendo comunicar com os seus pares e a sociedade em geral sobre este campo do conhecimento.
Pretende-se assim que os estudantes sejam capazes de:
1. Projetar e realizar investigação significativa no campo da educação, respeitando os padrões de qualidade e integridade académicas;
2. Analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas em educação, em particular nos domínios do currículo e da inovação pedagógica;
3. Aprofundar a compreensão sistemática das tensões e complementaridades existentes entre o currículo e a inovação pedagógica contribuindo para o alargamento das fronteiras do conhecimento em educação;
4. Exercitar o pensamento analítico e projetivo assumindo uma atitude proativa, para o progresso social e cultural;
5. Comunicar com públicos especializados os resultados de investigação original e conhecimento sistematizado relativo a currículo e inovação pedagógica, nomeadamente comunidades científicas e académicas nacionais e internacionais;
6. Utilizar com destreza e sentido crítico estratégias e métodos de investigação adequados a problemas de investigação nos domínios de currículo e inovação pedagógica.

INFORMAÇÕES GERAIS

DURAÇÃO DO CURSO:

6 SEMESTRES / 3 ANOS

NÚMERO DE VAGAS:

10 VAGAS DISPONÍVEIS

Este Doutoramento visa dotar os profissionais de educação de competências de investigação e intervenção em contexto profissional de forma fundamentada na investigação e, desse modo, apetrechar o sistema educativo nacional e regional de especialistas em educação, promovendo o desenvolvimento sociocultural de forma sustentada.
Esta formação avançada centra-se na compreensão sistemática do currículo e da inovação pedagógica, no desenvolvimento de competências, aptidões e métodos de investigação associados ao campo da educação, e no desenvolvimento da capacidade para projetar e realizar investigação original, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas, com atitude crítica, contribuindo para o alargamento das fronteiras do conhecimento, sabendo comunicar com os seus pares e a sociedade em geral sobre este campo do conhecimento.
Pretende-se assim que os estudantes sejam capazes de:
1. Projetar e realizar investigação significativa no campo da educação, respeitando os padrões de qualidade e integridade académicas;
2. Analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas em educação, em particular nos domínios do currículo e da inovação pedagógica;
3. Aprofundar a compreensão sistemática das tensões e complementaridades existentes entre o currículo e a inovação pedagógica contribuindo para o alargamento das fronteiras do conhecimento em educação;
4. Exercitar o pensamento analítico e projetivo assumindo uma atitude proativa, para o progresso social e cultural;
5. Comunicar com públicos especializados os resultados de investigação original e conhecimento sistematizado relativo a currículo e inovação pedagógica, nomeadamente comunidades científicas e académicas nacionais e internacionais;
6. Utilizar com destreza e sentido crítico estratégias e métodos de investigação adequados a problemas de investigação nos domínios de currículo e inovação pedagógica.

DIRETOR DE CURSO

DURAÇÃO DO CURSO:

6 SEMESTRES / 3 ANOS

NÚMERO DE VAGAS 2018/2019:

10 VAGAS DISPONÍVEIS

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Os graduados deste curso terão capacidades para:
Intervir e participar no desenho de novos ambientes de aprendizagem e de um currículo adaptado às especificidades regionais, como políticos e técnicos de educação.

DESTINATÁRIOS

A admissão é por concurso documental e entrevista. Podem candidatar-se a este curso:
a. Titulares do grau de mestre ou equivalente legal, na área de Educação ou Ensino, i. é, professores e educadores e técnicos de educação e formação;
b. Titulares do grau de Licenciado em Educação ou Ensino, com média igual ou superior a 16 valores e currículo científico especialmente relevante que ateste capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico do curso;
c. Detentores de currículo científico na área de Educação ou Ensino, que ateste capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico do curso, nomeadamente experiência profissional em Educação e publicações em revistas científicas.
Os candidatos devem juntar uma carta de motivação, com indicação do domínio a investigar e dos objetivos gerais a alcançar

Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.
Paulo Freire

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) tem como missão garantir a qualidade do ensino superior em Portugal, através da avaliação e acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos.

Curso acreditado por 3 anos, a partir de 08-02-2018. Sem informação de acreditação/avaliação.

Todo o suporte teórico e as competências adquiridas ao longo do curso (...) ajudaram-me a compreender as questões inerentes à educação

Maria Isabel Jardim da Silva

Graduada em 2013

Considerando que a minha vida profissional está ligada à coordenação de professores de artes, a formação académica permitiu-me adquirir uma manancial de conhecimentos sobre a educação em geral, sobre as políticas educativas e sobre a gestão curricular.

Natalina Cristóvão Santos

Graduada em 2013