Disciplina: Investigação em Educação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

54 Horas

NÚMERO DE ECTS:

15 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1  - Na lógica da organização desta proposta, preside a ideia de se construir uma base sólida de conhecimentos, aptidões e competências de investigação, reforçando os ECTS nesta UC, logo no 1º semestre, para os estudantes serem capazes de:
1.1  - Distinguir os grandes paradigmas positivista e pós-positivistas de investigação (quantitativo, qualitativo e misto);
1.2  - Distinguir e descrever métodos de investigação;
1.3  - Reconhecer as potencialidades e os contextos de aplicabilidade dos três paradigmas de investigação aos fenómenos da educação
1.4  - Analisar criticamente trabalhos de investigação em educação segundo aqueles paradigmas;
1.5  - Construir instrumentos de recolha de dados quantitativos e qualitativos;
1.6  - Selecionar técnicas de análise de dados;
1.7  - Utilizar técnicas de validação e análise dos instrumentos de recolha de dados;
1.8  - Mobilizar quadros metodológicos adequados à investigação de situações educacionais específicas;
1.9  - Conhecer e saber equacionar as questões éticas da investigação em educação.
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Conteúdos / Programa:

1  - Principais paradigmas da investigação em educação e respetivas metodologias, quantitativas, qualitativas e mistas;
2  - Estudo descritivo, estudo experimental e estudo quase-experimental;
3  - Etnografia, estudo de caso, investigação-ação, investigação narrativa, investigação histórica, grounded theory;
4  - O problema, a teoria e as questões da investigação;
5  - Recolha e análise de dados quantitativos (medidas estatísticas principais; correlação e interpretação de resultados estatísticos);
6  - Recolha e análise de dados qualitativos (categorias, critérios, triangulação e interpretação de resultados);
7  - Questões de validade, fidedignidade e generalização;
8  - Questões éticas da investigação em educação.
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Bibliografia / Fontes de Informação:

B. Harreveld, M. Danaher, C. Lawson, B. A. Knight, G. Busch, (Eds.) , 2016 , Constructing Methodology for Qualitative Research - Researching Education and Social Practices , Palgrave

J. Goetz e M. LeCompte , 1984 , Ethnography and Qualitative Design in Educational Research. , Orlando FL: Academic Press.

L. Cohen, L. Manion & K. Morrison , 2011 , Research Methods in Education , Routledge Falmer

M. Pestana, J. Gageiro , 2014 , Análise de Dados para Ciências Sociais ? A Complementariedade do SPSS , Edições Sílabo

Marôco, J. , 2014 , Análise Estatística com o SPSS Statistics. , Pêro Pinheiro: ReportNumber.

R. Ravid , 2011 , Practical Statistics for Educators. , Plymouth: Rowman & Littlefield Publishers, Inc.

R. Yin , 2014 , Case Study Research: design and methods , SAGE

W. Hoy, C. Adams , 2015 , Quantitative Research in Education: A Primer , SAGE Publications

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Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Além do recurso a exposição oral, serão usadas técnicas de flipped classroom, scenario planning, gamification e problem based learning, bem como a debates com base na leitura de textos, seguida de discussão em grupo e plenário. Além da participação nas atividades da sala de aula que será contabilizada com 10% na avaliação final, os alunos dividem-se em três grupos, elaborando e apresentando cada um deles um simulacro de projeto de investigação centrado no uso de uma metodologia quantitativa, qualitativa ou mista, respetivamente, cuja apresentação valerá 40%, e redigirão ainda um trabalho individual, que valerá 50%, sobre um dos conteúdos da UC indicado pelo professor. A avaliação dos alunos pressupõe, ainda, uma frequência de 75% das aulas lecionadas.
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